Curiosity se prepara para explorar o Monte Sharp e suas condições de habitação

Por Redação | 07 de Junho de 2013 às 18h26

Dez meses após chegar a Marte, a sonda Curiosity da NASA está se preparando para começar uma longa caminhada até seu principal objeto de estudo, o Monte Sharp. A exploração dessa região pode esclarecer muita coisa sobre a possibilidade do planeta vermelho ser habitado.

Mas o percurso até lá não será tão rápido, já que os cientistas dizem que esperam parar e mudar de curso conforme verificarem a necessidade de estudar alvos atraentes que apareçam na frente do robô. O Monte Sharp foi escolhido para estudo devido suas rochas em camadas de cinco quilômetros de altura.

Para alcançar as encostas mais baixas do Sharp, a Curiosity deve fazer uma viagem que pode demorar mais de um ano para ser concluída. A viagem está prevista para começar em poucas semanas, depois que a equipe científica completar uma série de observações para caracterizar melhor a região conhecida como Glenelg.

"Nós vamos planejar o caminho geral nas próximas semanas, e então vamos começar a nossa caminhada para a base do Monte Sharp", disse Jim Erickson, o gerente de projeto da Curiosity Mars, à CBS News. "Ao longo do caminho nós provavelmente vamos parar em alguns locais que eventualmente identificarmos... Estamos em uma missão de exploração. Se nos depararmos com áreas cientificamente interessantes, vamos parar e examiná-las antes de continuar a viagem".

Ele disse ainda que a equipe de cientistas está extremamente satisfeita com os resultados iniciais da missão. "Nós gastamos muito tempo na região de Glenelg, eu acho que a maioria das pessoas está ficando um pouco impaciente e realmente querem movimento", disse.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.