Cubos de gelo evitam que você passe da conta na bebida

Por Redação | 14.01.2013 às 17:46 - atualizado em 14.01.2013 às 19:17

Dhairya Dand, um estudante de 23 anos do famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), criou um projeto bem diferente para os geeks que não dispensam um bom drink, mas geralmente exageram nas doses. Trata-se de um cubo de gelo high tech que ajuda a medir o quanto a pessoa está bêbada.

Os cubos digitais são feitos de uma espécie de gelatina, conforme explica o britânico DailyMail, e possuem transmissores infravermelhos, acelerômetro e luzes de LED. As luzes indicam o grau de bebedeira como se fosse um semáforo, começando no verde enquanto tudo está sob controle, passando para o alerta do amarelo, até chegar ao vermelho que é sinal de que as coisas podem desandar.

O mais interessante é que, além de tudo, os cubos eletrônicos são dedo-duro, já que enviam mensagens de texto para os amigos caso a pessoa não pare de beber após os alertas da luz vermelha.

Cubos de gelo geek

O estudante afirma que seu protótipo possui 80% de precisão, e que usa o acelerômetro para medir o número de goles em cada copo, dando uma estimativa da quantidade de álcool ingerida. A ideia de Dand surgiu após uma noite de bebedeira que o deixou apagado durante sete horas. Ele só acordou na sala de emergência do hospital.

O acontecimento lhe rendeu problemas com a administração da faculdade, e o obrigou a fazer um relatório de um trabalho de pesquisa de 20 páginas sobre os perigos do consumo excessivo de álcool, e foi aí que ele resolveu desenvolver seu gelo para ajudar a controlar a ingestão de álcool.

Confira o vídeo de apresentação do protótipo desenvolvido por Dand, que deve entrar para o Kickstarter em breve para arrecadar fundos para um possível lançamento no mercado.