Copo inteligente adiciona pessoas no Facebook com apenas um brinde

Por Joyce Macedo | 26 de Abril de 2013 às 09h53

Na última quarta-feira (24), a Budweiser Brasil lançou uma novidade que une cerveja, amigos e tecnologia. O 'Buddy Cup', como foi chamado, é um copo que transporta um brinde real para o mundo virtual. Com apenas um brinde, o copo inteligente é capaz de enviar solicitações de amizade para o Facebook das pessoas que participaram dele na mesa de um bar, balada ou onde quer que seja.

Mas como funciona?

Assim que entra no evento e recebe seu copo, o usuário faz a leitura do QR Code presente nele e, em seguida, é encaminhado para um aplicativo no Facebook que associa sua conta a uma placa Arduíno instalada no copo.

A cada brinde, os transmissores instalados em cada copo emitem um sinal que é capturado por um servidor local responsável por enviar a solicitação de amizade para a conta do seu novo parceiro de copo. Aline Minharro Gambin, que trabalha na área de Projetos da 'Bolha', empresa de inovação digital por trás dessa tecnologia, explicou ao Canaltech que um acelerômetro identifica o exato momento do brinde e ativa um sensor de radiofrequência e infravermelho que emite esse sinal.

É claro que, para enviar e receber a solicitação de amizade, o usuário precisa estar logado no Facebook, caso contrário uma janela de login irá aparecer antes da liberação do aplicativo. "Quando a pessoa não deseja mais utilizar o copo, ou quando a festa terminar, ela precisa devolver os chips para que sejam deslogados de sua rede social e reutilizados com novos copos", explica Henrique Martins, redator da Agência África, um dos responsáveis pela ação.

A Agência vem trabalhando neste projeto para a Budweiser desde 2012, e conseguiu colocá-lo em ação graças à parceria com a 'Bolha'. "Fizemos duas experiências, muito bem sucedidas, em duas festas do cliente, e agora a ideia é expandir a coisa para as BudZones - áreas VIPs da marca", conclui Henrique.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.