Chuva de meteoros poderá ser vista em São Paulo nesta semana

Por Redação | 13 de Dezembro de 2012 às 14h00

Se você mora em São Paulo e é fascinado por fenômenos espaciais, ou então nunca viu uma chuva de meteoros, aproveite a chance: o céu paulistano apresentará um espetáculo chamado chuva de geminídeos. O fenômeno é batizado desta forma porque os riscos que cortam a imensidão do céu são, provavelmente, oriundos da constelação de Gêmeos. E estarão visíveis a olho nu durante toda essa semana na capital paulista. Saiu na Folha de S. Paulo.

De acordo com João Paulo Delicato, astrônomo e diretor do Planetário Aristóteles Orsini, no Parque do Ibirapuera, os geminídeos constituem os restos de um asteroide chamado 3200 Phaethon. O fenômeno ocorre todos os anos e tem explicação: a Terra passa, em sua órbita anual, pela região do espaço onde estão estes restos, sendo possível observar a chamada chuva de meteoros a olho nu. Usar um telescópio restringirá o campo de visão, portanto não é recomendado para observar o espetáculo.

Delicato conta que os meteoros geminídeos são pequenos, do tamanho de um grão de feijão. Mas a velocidade que alcançam na atmosfera terrestre chega a 120 Km/h. "A velocidade da pedra é tão alta que ela incendeia e vira um plasma, uma bola de luz, por isso não chega nem a tocar a superfície de nosso planeta", explica.

Se você estiver interessado em observar o fenômeno, primeiramente deverá localizar a constelação de Gêmeos. O melhor horário para visualização da chuva de meteoros será às 3h15 da madrugada desta sexta-feira (14), e nesse momento, uma estrela de luz muito intensa estará localizada logo acima de nossas cabeças - ela é Sirius, da constelação de Gêmeos. À esquerda desta estrela estarão as Três Marias, à direita, uma estrela brilhante chamada Procyon, e ao norte, as duas estrelas de Gêmeos, Castor e Pollux. Dica para quem entende de localização e possui uma bússola: basta localizar o norte e subir 40 graus.

O problema da região paulista é a poluição. Por isso, é melhor procurar um lugar mais alto e menos movimentado, para conseguir visualizar de 80 a 130 meteoros por hora. Se você estiver em um local iluminado, como o centro da cidade, conseguirá visualizar um ou dois meteoros a cada hora.

Para facilitar a localização do espetáculo de meteoros, você pode baixar alguns aplicativos para celular, como o Google Sky Map (Android), o Meteor Night (iOS), o Meteor Shower Calendar (iOS e Android) e o Sky Map (iOS e Android).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.