Câmeras instaladas na Estação Espacial serão uma espécie de Google Earth ao vivo

Por Redação | 20 de Setembro de 2012 às 18h10

A partir de 2013 você poderá ver um streaming de vídeo da Terra ao vivo, diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). Esse "reality show espacial" vai contar com duas câmeras instaladas na parte inferior da ISS.

Segundo o PopSci, diferente do Google Earth, a ferramenta funcionará em tempo real e você poderá acessá-la de qualquer navegador. Já faz algum tempo que este projeto está em andamento, mas finalmente conseguiram estipular uma data de lançamento.

No próximo ano, todo mundo vai poder assistir feeds de uma das duas câmeras de alta definição. Uma câmera permanecerá fixa e a outra ficará se movendo. Porém, diferente do Google Maps, você não poderá escolher o local que deseja visualizar, mas por outro lado a Estação Espacial vai dar umas 10 voltas por dia na órbita da Terra. Ou seja, talvez em uma das órbitas você consiga ver a sua cidade, por exemplo!

As câmeras são projetadas pela empresa canadense UrtheCast e, nos próximos meses, devem ser instaladas pelos astronautas russos. A startup afirma que o equipamento conseguirá captar, com alta qualidade, objetos de até um metro de comprimento.

Tudo parece muito legal, muito interessante, muito bonito, mas existem alguns aspectos de privacidade importantes que devem ser considerados. Alguns países podem não gostar da ideia de transmitir imagens aéreas de seu território, por exemplo.

Mas por outro lado poderemos assistir à queda das Cataratas do Iguaçu ou verificar com seus próprios olhos a intensidade do trânsito na cidade antes de sair de casa.

E você, gostou da possibilidade de ter uma certa "perspectiva cósmica" diretamente do seu sofá?

Estação Espacial Internacional
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.