Brasil receberá edição da Comic-Con em dezembro de 2014

Por Redação | 27.01.2014 às 06:05
photo_camera Divulgação

Os brasileiros que adoram histórias em quadrinhos já podem comemorar: a Comic-Con, uma das maiores e mais importantes feiras geeks do mundo, receberá sua primeira edição nacional no final de 2014. De acordo com o site da Veja, o evento acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, na cidade de São Paulo, onde deve reunir 60.000 visitantes ao longo de quatro dias. Os ingressos ainda não tiveram preços divulgados, mas começam a ser vendidos a partir de abril.

No Brasil, a feira se chamará Comic-Con Experience, e não vai abordar só os quadrinhos: games, cinema e séries de TV também terão seu espaço no evento. Os visitantes poderão assistir palestras, participar de workshops, pedir autógrafos para seus ídolos e ainda ter acesso a muitas lojas com camisetas e brinquedos inspirados em seriados, jogos e filmes.

Pierre Mantovani, presidente da Comic-Con Brasil e diretor-geral do site Omelete, será o responsável pela organização da feira, que conta ainda com outros dois investidores. Mantovani comenta que a ideia é trazer para o país a experiência de um evento americano, incluindo grandes anúncios e a presença de convidados de peso. "Já acontecem por aqui pequenos encontros de quadrinhos, mas nada é tão representativo como uma Comic-Con", disse.

Tradicionalmente, é na Comic-Con que os fãs se encontram pessoalmente com os atores, diretores, produtores e cartunistas envolvidos nas produções. Isso sem contar que, como o evento será realizado no final do ano, os participantes poderão descobrir mais informações sobre as principais produções agendadas para os próximos meses, como "Star Wars: Episódio VII" (2015) e "O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez" (19 de dezembro de 2014).

"Ainda não temos nomes confirmados, mas estamos em contato com a Disney, Marvel, DC, Paramount e Warner Bros., entre outros estúdios, para trazer essas personalidades para o Brasil", diz o organizador. "Olhamos o mercado e percebemos que os temas geeks passaram a ganhar espaço no país. 'Os Vingadores' e 'Homem de Ferro' entraram para a lista de maiores bilheterias no Brasil. O faturamento da Disney por aqui aumentou. Esse é o melhor momento!", acrescenta Mantovani.

Até o momento, já está confirmada a presença de artistas da DC Comics e Marvel, como Eddy Barrows e Greg Tocchini, além de vinte empresas de colecionáveis - bonecos de vários tamanhos inspirados em super-heróis e personagens. Os convidados da área de cinema e televisão, como atores e diretores de filmes e séries, além de desenvolvedores de games, serão divulgados nos próximos meses.

A Comic-Con tradicional, a maior do mundo, acontece todos os anos em San Diego, na Califórnia, desde 1970. O evento recebe todos os anos 150 mil pessoas, e os ingressos se esgotam em apenas 30 minutos. No ano passado, estiveram na feira personalidades como os atores Sandra Bullock e Vin Diesel, além de Robert Kirkam, criador da HQ The Walking Dead, que inspirou a série de TV com o mesmo nome.