Avião movido a energia solar vai atravessar os Estados Unidos

Por Redação | 04 de Abril de 2013 às 11h05

Pesquisadores da NASA anunciaram na semana passada que um avião movido a energia solar vai atravessar os Estados Unidos no próximo mês. A aeronave, chamada de 'Solar Impulse', funciona sem nenhum outro tipo de combustível.

O avião é abastecido exclusivamente com painéis solares e energia da bateria, e sua primeira grande viagem deve acontecer no próximo dia 1º de maio, partindo de São Francisco para Nova York, de acordo com o Mashable. Os dois pilotos suíços do avião, Bertrand Piccard e Andre Borschberg, estão empolgados com o voo, que realizou apenas pequenos testes.

A aeronave tem uma envergadura equivalente a um 747, o peso de uma perua (ou 'station wagon' para quem preferir) e necessita da mesma quantidade de energia de uma pequena scooter. Os painéis solares aproveitam o sol durante o dia para alimentar o avião, enquanto as baterias de polímero de íon de lítio fornecem a energia para as viagens noturnas.

A equipe tem um objetivo final pretensioso: voar ao redor do mundo. Mas para que isso aconteça, ainda é preciso realizar alguns ajustes, como encontrar baterias e motores mais eficientes, além de melhorar a confiabilidade do avião. "Hoje, não podemos imaginar ter um avião movido a energia solar com 200 passageiros", disse Piccard, um dos pilotos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.