[Arduino] Conheça um projeto de braço mecânico que escreve as horas

Por Pedro Cipoli | 17.02.2014 às 18:11

Lembra do Arduino? Fizemos um artigo especial dedicado a explicar o que é e como funciona esse projeto de hardware open source, que é uma forma poderosíssima de se aprender eletrônica. As possibilidades são virtualmente infinitas e projetos são limitados somente pela imaginação de quem está tomando frente – como é o caso de um braço eletrônico que mostra a hora atual, chamado Plotclock.

Até aí, nada de novo, mas a ideia foi bastante longe e é bastante criativa. Ao invés de utilizar um relógio digital ou mesmo fazer uma combinação de LEDs, esse projeto escreve a hora atual com uma caneta. Isso mesmo: é a combinação de um braço mecânico, uma caneta de ponta grossa e uma superfície branca para desenhar ou escrever "a mão", por assim dizer, a hora atual.

Os projetistas ainda colocaram uma "borracha" que apaga o que está escrito minuto a minuto para inserir a nova hora. Como estamos falando de um hardware livre e um software aberto, é possível baixar o stetch (nome dado aos projetos de Arduino) do GiHub para estudar e talvez até melhorar o projeto – uma característica bastante forte de quem usa Arduino e é semelhante ao que acontece com softwares livres famosos, como o GNU/Linux.

Outro detalhe bastante interessante: as partes mecânicas foram desenhadas e impressas em uma impressora 3D, o que está ficando cada dia mais popular. Também é possível baixar todos os arquivos do projeto no Thingiverse. Quem quiser construir esse projeto do zero pode encontrar um guia bastante completo na versão traduzida do Nuremberg's FabLab (em inglês), que fornece um passo a passo de como proceder.