Anúncio publicitário coloca vozes dentro da cabeça das pessoas — literalmente!

Por Redação | 05 de Julho de 2013 às 10h00

Para promover seu serviço de streaming móvel, a empresa Sky Go resolveu adotar uma tecnologia inusitada (e assustadora) em sua nova campanha publicitária. O anúncio da empresa faz com que as pessoas ouçam vozes dentro de sua cabeça. Literalmente.

A ação acontece dentro de metrôs, e, para deixar o cidadão ainda mais perturbado, as pessoas ao seu redor não ouvem absolutamente nada. Funciona assim: um transmissor especial fixado na janela do vagão envia vibrações de alta frequência que são inaudíveis. Essas vibrações são transformadas em som dentro do cérebro de quem está com a cabeça encostada no vidro.

Para conseguir que o cérebro interprete as ondas emitidas pelo transmissor, a empresa utilizou uma tecnologia chamada 'condução óssea', que leva as ondas sonoras através dos ossos da nossa cabeça diretamente para nosso ouvido interno. Esse tipo de tecnologia é utilizado em outros dispositivos, como em um MP3 Player à prova d'água e no Google Glass, por exemplo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Condução óssea na publicidade

As vibrações da janela são canalizadas para nossa cóclea (parte do ouvido interno que contém os terminais nervosos responsáveis pela audição) e é assim que a mensagem gravada pode ser ouvida. Por isso, apenas quem está com a cabeça encostada no vidro consegue ouvir o anúncio.

Agora vamos falar da vida real. Imagine você, voltando do trabalho, exausto, e então, milagrosamente, consegue ocupar um assento livre no metrô durante o horário de pico. Você encosta sua cabeça na janela para descansar e, de repente, começa a ouvir vozes dentro da sua cabeça. Convenhamos, a ideia é inovadora, mas não deixa de ser um pouco freak.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.