Anonymous divulga notas fiscais de compras em nome da PM do Rio de Janeiro

Por Redação | 01 de Outubro de 2013 às 13h48

Nesta semana, o grupo hacktivista Anonymous Brasil começou a divulgar documentos da Assessoria Parlamentar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Os primeiros papéis divulgados foram notas fiscais de compras supostamente irregulares efetuadas pelos militares em lojas como Adidas, Nike, C&A e RiHappy Brinquedos.

"Apesar dos valores serem pequenos, não descaracteriza o uso irregular de verba pública, pois os itens adquiridos com dinheiro público são de uso pessoal, como sungas, blusas, tênis etc", diz o texto no site do grupo, onde é possível encontrar uma série de cópias de notas fiscais em nome da PMERJ.

Em comunicado oficial, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro respondeu às acusações dizendo que todas as compras citadas pelo grupo foram aprovadas e estão descritas no balancete da unidade.

"As despesas nas notas citadas por um site da internet foram previamente aprovadas pelo comando da época, e se referem a itens dados a famílias dos policiais, principalmente praças, que trabalhavam na Assessoria Parlamentar. Os itens adquiridos foram doados na festa de fim de ano. Todas as notas fiscais estão no balancete da unidade, e estão à disposição do Tribunal de Contas do Estado. O GPS é utilizado pela unidade até os dias de hoje, e foi comprado para o veículo oficial da APAR (Assessoria Parlamentar)".

Porém, o Anonymous Brasil diz que esse é apenas o começo de uma série de vazamentos, e que ao longo da semana irá divulgar as seguintes informações:

  • Material que compromete a legitimidade do cargo de um prefeito de uma grande cidade;
  • Material que expõe a relação existente entre a PMERJ e deputados do Congresso Nacional, com troca de favores claros;
  • Elaboração de dossiês pela PMERJ onde trançam perfis dos deputados, a fim de se identificar suas posições quanto a votações de interesse da polícia.
Nota fiscal Adidas PMERJ
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!