A próxima senha do seu gadget pode ser o seu próprio batimento cardíaco

Por Redação | 15.11.2012 às 13:42

Foteini Agrafioti, um engenheiro da Universidade de Toronto, está trabalhando para que nosso próximo gadget possa identificar os usuários corretos por meio da medição de seus batimentos cardíacos. A ideia é criar uma autenticação segura para uma variedade de aplicativos e dispositivos, incluindo eletrônicos portáteis, como smartphones, tablets e consoles de video game.

Sensores de eletrocardiograma são usados para ler o ritmo cardíaco de um usuário por meio dos seus dedos ou das suas mãos quando ele segura o dispositivo. Primeiro, o sistema passa por um período de aprendizagem, para conseguir reconhecer as características únicas do seu dono e cria um modelo biométrico.

Esse perfil biométrico pode ser armazenado no próprio dispositivo ou em um repositório central. Uma vez que o usuário está inscrito, pode ser rápido e facilmente identificado no mesmo dispositivo quando for utilizá-lo novamente. A tecnologia, batizada de HeartID, está sendo fabricada pela Biomm Technology.

Os sensores podem ser posicionados de modo que a inscrição e a autenticação possam ser realizadas sem que o usuário execute qualquer tarefa especial. Ele simplesmente segura o dispositivo, como faz normalmente, e o algoritmo de reconhecimento biométrico funciona para proporcionar uma segurança robusta e personalização automática.

Você deve estar acostumado a ver sistemas biométricos que funcionam pelo reconhecimento das digitais, retina etc. Mas. diferente do que muitos pensam, os batimentos cardíacos também são como digitais, nunca se repetem e cada pessoa tem o seu ritmo. Existem dois picos em cada batida, bem próximos um do outro, que indicam uma característica única de cada pessoa.

Senha_Batimentos Cardíacos