A arte de urinar em público e ainda transformar o xixi em adubo para as plantas

Por Redação | 29 de Outubro de 2012 às 08h00

Um projeto finalista de um festival que visa criar protótipos que auxiliam a melhorar a vida urbana chamou a nossa atenção. O PPlanter é um mictório público que utiliza biofiltros modulares para tratar a urina e águas residuais.

Complicado? Resumidamente, trata-se de uma maneira de converter o xixi que as pessoas fazem pelas ruas das grandes cidades em algo útil. Os mictórios públicos do PPlanter transformam a urina em adubo para as pobres plantinhas que ainda restam nos grandes centros urbanos.

As instalações funcionam tanto para homens quanto para mulheres. A privacidade não é lá essas coisas, mas existe uma pequena porta para tentar deixar tudo mais "discreto". Os homens já estão mais do que treinados para usar o mictório, já as mulheres vão precisar da ajuda de algum tipo de funil específico, desses que já existem espalhados por lojas e supermercados.

Quando chega a um determinado nível, o reservatório de urina utiliza um sistema de filtragem de bambu que converte o líquido em alimento para as plantas. Sensores instalados nesses reservatórios permitem que os usuários possam ver, por meio de um aplicativo instalado em seu smartphone, onde existem plantas "sedentas" pela cidade.

Quando o nível de urina começa a baixar, os sensores emitem alertas para o aplicativo e também acendem uma luz no mictório vazio. Parece uma boa ideia para ajudar a eliminar aquele forte odor de urina que existe na maior parte das grandes cidades.

Confira abaixo o vídeo do projeto, que ainda está em fase de captação de fundos para se tornar real.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.