7 programas antigos do Windows que são usados até hoje

Por Redação | 07 de Maio de 2015 às 08h50

A tecnologia avança a uma velocidade assustadora e muita coisa pode mudar em um ano. Diversos dispositivos se tornam obsoletos a cada dia e muitas coisas que eram consideradas inovadoras há poucos meses agora são deixadas de lado por um novo lançamento.

Porém, também existe o outro lado da moeda. Apesar de toda essa curiosidade pelo novo, também precisamos lembrar de tecnologias que atravessaram gerações e conseguiram se manter úteis por várias décadas.

Se você não acredita que isso seja possível, vamos fazer uma espécie de sessão nostalgia e relembrar alguns programas do Windows que são verdadeiros sobreviventes e que ainda reinam em popularidade.

Prompt de Comando (1981)

comando para esconder arquivo confidencial

O Prompt de Comando é um recurso do Windows que oferece um ponto de entrada para a digitação de comandos do MS‑DOS (Microsoft Disk Operating System). Antigamente, ele era usado pra acessar pastas, copiar arquivos, executar programas e muitas outras tarefas básicas do Windows, tudo sem usar a interface gráfica do Windows.

Atualmente, quase tudo pode ser feito por meio da interface gráfica, logo a maioria dos usuários comuns do Windows nunca precisou utilizar essa ferramenta. O Prompt de Comando é normalmente usado apenas por usuários avançados.

Para entender melhor sua história, vamos voltar um pouco no tempo. Curiosamente, o MS-DOS não foi desenvolvido pela Microsoft, mas sim por um homem chamado Tim Paterson, em 1980. Inicialmente, esse pequeno pedaço de software era chamado de 86-DOS, mas quando foi vendido para a empresa de Redmond em 1981, ele foi renomeado.

O MS-DOS revolucionou a indústria de PCs quando a Microsoft o licenciou para centenas de empresas e criou diversos recursos adicionais para ele. Alguns sistemas com arquitetura x86 ainda usam o MS-DOS, mas as versões mais modernas do Windows mudaram para cmd.exe, um interpretador de linha de comando que foi lançado pela primeira vez no Windows NT em 1993.

O mais recente prompt de comando do Windows é o PowerShell. Muito mais poderoso que o cmd.exe, ele é voltado à automatização, via scripts e canalização de objetos por uma sequência de comandos, para manutenção de sistemas por parte de administradores, além de um controle maior do sistema.

Com ele é possível obter um relatório de todos os dispositivos USB conectados, executar suas tarefas CMD favoritas, encerrar um processo no PowerShell em vez do Gerenciador de Tarefas, usar o PSDrive para ver mais do que apenas unidades, entre outras ações.

Microsoft Office (1982)

Microsoft Office

Apesar de ser extremamente conhecido e utilizado pelo grande público, existe muita coisa sobre o Microsoft Office que as pessoas não sabem.

Apesar da suíte de aplicativos ter sido lançada apenas em 1990, seus componentes já existiam individualmente desde 1982. Além disso, antes do Microsoft Office existiu o Microsoft Works, que era menor e mais barato. Suas principais funções incluíam um processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados.

Outro fato que as pessoas não sabem é que a primeira versão do software de planilhas para Windows foi lançada em 1987 e já no ano seguinte começou a superar o seu principal concorrente, o Lotus 1-2-3. Concebido inicialmente como Multiplan, ele foi renomeado para Excel apenas em 1995.

Da mesma forma, o Word era originalmente chamado de Multi-Tool Word. Seu maior rival era o Corel WordPerfect, para processamento de textos. Atualmente, o Excel e o Word são os dois programas mais utilizados do mundo.

Agora, a Microsoft está se preparando para lançar o Office 2016. A nova versão do pacote de aplicativos está sendo pensada como um ecossistema completo que envolve computador, mobile e nuvem.

SimCity (1989)

SimCity Classic

A primeira versão do SimCity foi lançado pela Maxis em 1989 para Mac e PC; porém, sua versão inicial foi desenvolvida para Commodore 64 em 1985. Apesar de não ser o jogo mais antigo que conhecemos, SimCity já provou ser um dos títulos mais sólidos das últimas décadas. Ele estreou em 1989 e ainda continua lançando novas sequências, como a mais recente liberada em 2013 – e a EA já mencionou planos para desenvolver novas experiências para fãs da série de administração de cidades.

O primeiro jogo da franquia ganhou reputação por ser um jogo complexo como nenhum outro havia sido antes. Como prefeito de uma cidade, o objetivo do jogador é trabalhar dentro das limitações orçamentárias ao expandir a cidade e torná-la tão habitável e rentável quanto possível. Basicamente, SimCity foi pioneiro no gênero de jogos de "simulação". Hoje, a jogabilidade se tornou tão popular que diversos clones de SimCity estão espalhados por aí.

Adobe Photoshop (1990)

Photoshop 1990

Este ano, o Adobe Photoshop completa 25 anos de existência, contando em todo o seu portfólio com 18 versões. Mas a história do software começou em 1987, quando um estudante de PhD chamado Thomas Knoll desenvolveu sua primeira versão. Em 1988, ele vendeu o software para a Adobe Systems. Depois de mais dois anos, a empresa lançou a primeira versão do Photoshop, em 1990, apenas para Macintosh.

Em 1992, o Photoshop chegou ao Windows por meio da versão 2.5 do programa. Desde então, a Adobe passou por vários ciclos, até que em 2003 resolveu mudar a marca para Creative Suite. Dez anos mais tarde, a empresa abandonou esse rótulo para lançar a Creative Cloud, que coincidiu com uma mudança em seu modelo de negócio para uma assinatura mensal de acesso ao software.

Se você viveu os anos 1990, provavelmente já ouviu falar de uma das alternativas mais populares ao Photoshop: o PaintShop Pro. Ele foi lançado no mesmo ano que o Photoshop e fez sucesso inicialmente, mas acabou desaparecendo sob a enorme sombra criada pelo software da Adobe.

SnagIt (1990)

SnagIt

Snagit é um programa que permite capturar imagens e filmar as execuções na tela de seu computador, oferecendo ainda recursos de edição das imagens obtidas. Apesar de não ser (nem de longe) a única opção para realizar esse serviço, o SnagIt é constantemente citado como uma das melhores ferramentas. Mas quem diria que esse programa foi criado ainda nos anos 1990?

No início, o SnagIt foi criado como um substituto para a funcionalidade Print Screen embutida no Windows. Ao longo dos anos, o seu conjunto de recursos foi expandido para incluir melhor desempenho e conveniência, como diferentes métodos de captura, conversores de formato e edição.

Apesar de custar cerca de R$ 159,50, o SnagIt ainda é uma ferramenta de captura de telas muito utilizada. Se você quiser experimentá-lo sem desembolsar tanta grana, é possível baixar uma versão de avaliação gratuita e utilizá-la por 15 dias.

Norton AntiVirus (1991)

Norton Antivirus

Quando falamos de software antivírus para Windows, é difícil não lembrar do Norton AntiVirus. Apesar de muitas pessoas reclamarem que às vezes ele afeta negativamente o desempenho do computador, o Norton ainda é amplamente utilizado.

Apesar de tudo, o Norton merece nosso respeito por ter durado tanto tempo nesse mercado competitivo, mesmo com a reputação que construiu ao longo dos anos desde que estreou em 1991.

Microsoft Visual Studio (1995)

Microsoft Visual Studio

O Microsoft Visual Studio apareceu pela primeira vez em 1995, mas suas raízes são ainda mais profundas. O Visual C++ estreou em 1983 e o Visual Basic chegou em 1992, o mesmo ano em que a Microsoft adquiriu o Visual FoxPro. A primeira versão do Visual Studio trazia os três programas em um único pacote, além de um quarto programa chamado Visual SourceSafe. Atualmente, tanto o FoxPro quanto o SourceSafe foram descontinuados, enquanto o restante dos programas continua prosperando.

Em 2014, a Microsoft anunciou uma mudança na direção da empresa com a intenção de abrir seu ecossistema para todos. Esse movimento incluiu uma versão gratuita do Visual Studio 2013. Em 2015, a empresa anunciou o Visual Studio 2015, uma nova versão do software que inclui uma série de correções de bugs e suporte para os novos aplicativos universais, que poderão ser executados em qualquer dispositivo com Windows 10. O software agora também torna mais fácil para os desenvolvedores a escrita de aplicações multiplataforma com o Apache Cordova e bibliotecas atualizadas do Visual C++.

Sentiu falta de algum aplicativo ancião que ficou de fora dessa lista? Nos diga qual na caixa de comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.