10 pegadinhas inesquecíveis de 1º de abril

Por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2016 às 00h14
photo_camera Reprodução/Sergio Mallandro

Eis que chegamos novamente a mais um Dia da Mentira. O 1º de Abril é uma tradição repetida em diversos países, mas sem uma origem certa. No Brasil, acredita-se que a data começou a ser difundida ainda no início do século 19, mas, tanto aqui quanto lá fora, a coisa ganhou ainda mais destaque com a internet.

Nesta data, é comum que sites e blogs de notícia entrem na brincadeira e elaborem algumas histórias mirabolantes para pegar os seus visitantes. Além disso, diversas companhias têm aderido a ideia e divulgado produtos falsos ou parcerias que até parecem interessantes, mas são completamente inviáveis.

Por isso, nós relembramos de algumas pegadinhas inesquecíveis e fizemos uma breve seleção.

1. Amazon retrô

Amazon Retrô

Pegadinha da Amazon levou todo mundo de volta a 1999. (Foto: Reprodução/Amazon)

Em 1º de abril 2015, a Amazon teve uma sacada genial: todo mundo que entrava no amazon.com via, logo de cara, o estilo e a interface utilizada pela loja em 1999. Após o estranhamento inicial, porém, tudo se ajeitava: dentro de 30 segundos, a versão atual do site era carregada automaticamente e tudo voltava ao normal.

2. MS-DOS para mobiles

MS-DOS Mobile

MS-DOS deixou saudades, mas nem tanto. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Também no último Dia da Mentira, a Microsoft resgatou um clássico e anunciou o lançamento de uma versão mobile do MS-DOS. Obviamente, o lançamento não passava de uma brincadeira, mas provavelmente mexeu com o coração dos saudosistas.

3. Uber for Tinder (e Tinder for Uber)

Uber for Tinder

Definitivamente, a ideia não parece ruim. (Foto: Reprodução/Uber for Tinder)

No ano passado, uma empresa de marketing fez uma mistura bem interessante e começou a divulgar uma parceria entre Uber e Tinder. Segundo a publicação da época, a parceria integraria ambos os serviços em um só, então, sempre que rolasse um match no Tinder, bastaria solicitar uma corrida do Uber para trazer a pessoa para perto ou ir até ela. Em suma, o “Uber for Tinder” (ou “Tinder for Uber”) faria com que um aplicativo rodasse dentro do outro. A ideia até que não é ruim.

4. PlayStation dentro d'água

A Sony também pregou uma peça em seus clientes no ano passado. Um dia antes do 1º de abril, a companhia japonesa publicou um vídeo em seu canal do YouTube no qual anunciava o serviço PlayStation Flow, uma espécie de mistura entre realidade virtual e realidade aumentada. Basicamente, o pacote seria composto por um kit de braceletes e óculos de natação que deveriam ser equipados para que você reproduzisse dentro de uma piscina de verdade trajetos aquáticos de algum jogo.

5. Hootmeet: seus apps de paquera em um só lugar

Hootmeet

Todos os apps de paquera em um só lugar também não parece má ideia. (Foto: Divulgação/HootSuite)

O serviço HootSuite é famoso entre administradores de mídias sociais ou mesmo de pessoas “comuns” que gostam de replicar postagens em várias redes simultaneamente e de maneira programada. No último Dia da Mentira, os desenvolvedores da plataforma anunciaram o Hootmeet, um serviço que faria o mesmo que o HootSuite, mas com serviços de paquera como Tinder, OKCupid e Match.com.

6. Teclado de duas teclas do Gmail

O Google é um especialista em pegadinhas de 1º de abril e, em 2012, ele anunciou o Gmail Tap, um teclado “revolucionário” de apenas duas teclas disponível para Android e iOS que facilitaria a sua vida incrivelmente. A ideia vendida pela pegadinha era a de que você poderia digitar muito mais rapidamente e basicamente em qualquer circunstância usando apenas dois botões.

7. Starbucks em (literalmente) qualquer lugar

Starbucks Mobile Pour

Starbucks em qualquer lugar: ainda não (Foto: Reprodução/Starbucks)

Em 2011, foi a vez do Starbucks anunciar um serviço revolucionário para os seus clientes, o Starbucks Mobile Pour. O app ajudaria a matar aquela vontade louca de tomar um café mesmo que você estivesse caminhando pela rua sem nenhuma loja por perto. No caso, bastaria fazer um pedido pelo app e um entregador equipado com uma patinete alcançaria você em qualquer parte.

8. Sapatos para selfies

Em 2015, a marca Miz Mooz apresentou ao mundo o conceito inovador de “sapato para selfies”, o Selfie Shoes. O calçado contava com um espaço no qual você acopla um smartphone e criou um novo conceito do já tradicional pau de selfie. É provável que muita gente tenha ficado entusiasmada, mas tudo era apenas uma pegadinha.

9. Uber para leões e elefantes

UberELLIE

Uber "lançou" serviço muito útil para donos de elefantes. (Foto: Reprodução/Uber)

Outra pegadinha que fez sucesso no ano passado envolveu o lançamento de duas novas modalidades do Uber na África do Sul: o UberELLIE, para transporte de elefantes, e o UberLION, para transporte de leões. E tinha mais: a estreia do novo serviço oferecia corridas gratuitas durante os primeiros dias de funcionamento. Pena que a ideia jamais se tornou realidade de fato.

10. OVNIs aterrissando em Londres

OVNI em Londres

Objeto voador não identificado em Londres, em 1989, espalhou terror em muita gente (Foto: Reprodução/Openminds.tv)

Em 31 de março de 1989, um dia antes do Dia da Mentira, pessoas avistaram um disco voador sobrevoando a cidade de Londres. O desespero tomou conta quando ficou claro que o objeto voador estava descendo e pousou dentro de um campo de futebol. Policiais foram até o local e quando viram um pequeno ser prateado descer do “veículo espacial”, correram na direção contrária. Porém, antes de que algum desesperado convocasse o exército da rainha para combater a invasão alienígena, revelou-se que tudo não passava de uma pegadinha elaborada por Richard Branson, o então presidente da Virgin Records. Mas tá aí uma brincadeira de 1º de abril que muita gente torceu para que fosse verdade.

E aí, lembrou de alguma história muito boa que ficou de fora? Conte nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.