10 dicas para aproveitar a Netflix ao máximo

Por Joyce Macedo

Desde que chegou ao Brasil, em 2011, a Netflix tem experimentado um crescimento fantástico e transformado a experiência de entretenimento dos brasileiros. Já são mais de 2,5 milhões de usuários no país, o que nos torna o quarto maior mercado do serviço em todo o mundo.

Em apenas alguns anos, o serviço de streaming de vídeo passou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas, servindo como companhia em noites mais solitárias, ou então reunindo amigos e familiares na sala de casa. Mas como não amar essa ferramenta que leva nossas séries e filmes favoritos para praticamente todos os nossos dispositivos 24 horas por dia, 7 dias por semana? Isso sem contar as grandes séries originais produzidas pela Netflix e que já arrebataram milhares de fãs.

Se você é do tipo que acha que a vida é apenas algo inconveniente que acontece entre as suas maratonas de séries, ou então se você é um usuário comum, não-zumbi, que simplesmente gostaria de tirar melhor proveito da sua assinatura da Netflix, com certeza vai gostar dessas dicas e truques que separamos para você usar o serviço como um profissional.

1. Saiba o que chega e o que sai do catálogo

Se você é um usuário assíduo da Netflix, com certeza quer ficar por dentro de todas as novidades que chegam à plataforma para não perder nada, certo? Mas com tantos títulos, às vezes fica difícil acompanhar a movimentação dos filmes e séries no serviço de streaming. Para te ajudar a ficar sempre atualizado em relação ao catálogo, semanalmente o Canaltech publica uma lista com os títulos recém-disponibilizados para os assinantes brasileiros.

Você também já deve ter notado que alguns títulos simplesmente desaparecem do catálogo da Netflix; isso acontece porque o conteúdo que não é original da empresa precisa de uma licença para ser exibido. A maioria das licenças para transmissão de filmes e séries de TV pode expirar se não for renovada e, além disso, os direitos de cada título em particular são distintos e muitos podem não estar disponíveis para a Netflix ao mesmo tempo.

Na prática, isso significa que, ao final do período da licença, os vídeos não renovados são retirados do ar. Nossa lista semanal também inclui os títulos que saíram de catálogo durante a semana. Você pode acompanhar tudo por aqui.

Netflix
Imagem: Captura de tela / Canaltech

2. Teste novas funcionalidades antes de seu lançamento

Assim como diversas outras empresas de tecnologia, como Apple e Microsoft, a Netflix também oferece a seus assinantes a opção de ver e testar possíveis mudanças no site antes de seu lançamento para os demais usuários.

Vale lembrar que nem todos se adaptam a esse tipo de experiência, uma vez que os testes não significam necessariamente uma mudança na versão final do serviço. Se você prefere navegar tranquilamente, assistir seus filmes sem nenhuma preocupação com o que acontece nos bastidores da Netflix, mantenha sua experiência padrão. Mas se você é mais curioso e gosta de ficar por dentro das novidades tecnológicas ou visuais da plataforma, basta fazer o seguinte:

  • Clique no seu nome de usuário, localizado na parte superior direita da tela do site da Netflix e selecione o menu "Sua conta".
  • Vá até a seção "Configurações" e clique na opção "Participação em testes".
  • Agora, basta mudar o interruptor para "ON" para receber convites para testes futuros.
Testes Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

3. Diga à Netflix o que você gosta

A Netflix sempre nos dá algumas sugestões de filmes e séries para assistir em sua página inicial, mas nem sempre eles correspondem ao nosso gosto pessoal. Saiba que é possível dar uma ajudinha para os algoritmos do serviço escolherem títulos que tenham mais a ver com você nas próximas recomendações feitas pelo site.

Para isso, vá até o menu "Sua conta", na seção "Meu Perfil", e clique na opção "Preferências pessoais".

Um questionário imenso sobre suas preferências pessoais será aberto para que você assinale o tipo de conteúdo que prefere assistir. São inúmeras categorias, entre elas gênero, enredo, origem do roteiro, subgêneros, entre outras.

Se você tiver dúvidas em relação ao que cada item se refere, basta clicar em "Precisa de alguns exemplos?", localizado ao lado de cada um deles para ver alguns filmes que correspondem àquele tema. Lembre-se que quanto mais itens você responder, mais recursos a Netflix terá para lhe indicar títulos do seu interesse.

Preferências Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

4. Gerencie seu histórico

Se você compartilha a sua conta com outras pessoas, pode ser que queira preservar um pouco sua privacidade e impedir que vejam que você assistiu mais de cinco vezes aquela comédia romântica melosa (sem julgamentos).

Para apagar o rastro desses títulos embaraçosos do seu histórico, ou simplesmente fazer uma limpeza, basta ir até o já conhecido menu "Sua conta" e clicar na opção "O que foi assistido". Seu histórico de atividades será aberto. Basta clicar no “X” ao lado de cada atividade para exclui-la e apagar os vestígios de filmes individuais e episódios ou séries completas que você assistiu. Pronto, agora aquele reality show constrangedor não vai mais aparecer nas suas sugestões.

Histórico Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

5. Veja quem usou o seu login

Aproveitando que estamos na guia das suas atividades, acessada por meio da opção "O que foi assistido", saiba que também é possível saber quem andou acessando a sua conta – ou pelo menos o tipo de dispositivo usado e o número IP.

Localizado logo acima do primeiro título do seu histórico de navegação, a opção "Veja os acessos recentes à conta" mostra uma lista com os dispositivos que fizeram login em sua conta da Netflix com alguns detalhes adicionais, como data e hora.

Acesso Netflix
Acesso Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

6. Evite acabar com seu plano de dados

Se você está preocupado em exceder o seu plano de dados ao assistir algo na Netflix – na verdade, você deveria se considerar uma pessoa de sorte por conseguir fazê-lo – saiba que é possível alterar as configurações de reprodução e limitar o uso de dados por tela.

Para isso, basta procurar a opção "Configurações de reprodução" no menu da sua conta. Aqui, você pode optar por um ajuste automático, por uma qualidade de vídeo básica, que consome até 0,3 GB por hora; uma qualidade de vídeo padrão, que consome até 0,7 GB por hora; ou uma alta qualidade de vídeo, onde o consumo gira em até 3 GB por hora para HD e 7 GB por hora para Ultra HD. Mas tenha cuidado: essas mudanças podem demorar até 8 horas para serem aplicadas.

Configurações Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

7. Ajuste as legendas

Você não é obrigado a aceitar o tipo de legenda que aparece no seu filme ou série. A Netflix permite modificar as configurações do texto de maneira simples e prática para que ela se adapte melhor ao seu gosto, ou até mesmo a uma produção específica que você está assistindo.

Esta ferramenta permite ajustar o tipo de letra usado na legenda, tamanho, sombra, cor do texto e do contorno, entre outras opções. Para isso, basta ir até o menu “Sua conta” e clicar no item “Exibição das legendas”.

Se você se arrepender das mudanças e quiser retornar à formatação padrão, basta clicar na opção "Redefinir como padrão", localizada no canto superior direito da janela de configurações de legenda.

Legendas Netflix

Imagem: Captura de tela / Canaltech

8. Use atalhos no teclado

A versão desktop da Netflix suporta alguns atalhos de teclado para que você não precise sair da tela de reprodução da sua série favorita para executar ações básicas. Veja abaixo uma lista dos comandos de teclado compatíveis com o serviço:

  • Espaço: Assistir/Pausar
  • Enter: Assistir/Pausar
  • PgUp: Assistir
  • PgDn: Pausar
  • F: Tela inteira
  • Esc: Sair da tela inteira
  • Shift + seta para a esquerda: Retroceder
  • Shift + seta para a direita: Avançar
  • Seta para cima: Aumentar volume
  • Seta para baixo: Diminuir volume
  • M: Mudo

9. Assista filmes com amigos à distância

Quem não gosta de se jogar no sofá com os amigos ou namorado(a) para ver um bom filme e depois comentar sobre o título? Graças à tecnologia, agora não é preciso mais estar no mesmo ambiente físico para compartilhar esse tipo de intimidade com as pessoas queridas.

Ferramentas como o Rabb.it permitem que você assista o mesmo conteúdo da Netflix com alguém que está a quilômetros de distância. O recurso é uma ótima alternativa para se sentir um pouco mais próximo de quem mora longe – boa dica para relacionamentos à distância.

O Rabb.it é um site gratuito que, além de compartilhar a exibição de um filme ou série, oferece a possibilidade de conversar dentro da própria plataforma, algo interessante para quem adora comentar suas impressões sobre a produção.

Outro detalhe importante é que apenas um dos participantes da transmissão precisa ser assinante da Netflix. Para utilizar o Rabb.it, basta entrar no site e realizar um rápido cadastro ou efetuar login via Facebook.

Rabb.it

Imagem: Reprodução

10. Use seu celular como controle remoto

Se você está afundado no sofá e não quer levantar para nada, existem algumas formas de utilizar o seu smartphone como um controle remoto para controlar a Netflix. Com a Apple TV, isso é bem mais fácil. Existem duas opções oficiais da Apple para você controlar a reprodução da Netflix na Apple TV usando um iPhone, iPad ou iPod Touch: a tecnologia AirPlay ou o aplicativo Remote.

Já quem usa o Chromecast pode simplesmente usar o aplicativo móvel da Netflix para reproduzir os vídeos na TV mais próxima. Donos dos consoles de PlayStation 3 e PlayStation 4 podem abrir o aplicativo da Netflix em seu smartphone e no console, simultaneamente, enquanto ambos estão conectados à mesma rede Wi-Fi para utilizar o celular como controle remoto.

Netflix

Quer ver mais dicas sobre a Netflix? Não deixe de conferir também: