WhatsApp

WhatsApp

  • Fundação

    Estados Unidos

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação instantânea disponível para celulares Android e iPhones. O app foi criado em 2009, nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum, com objetivo de oferecer uma alternativa às mensagens via SMS.

A praticidade de permitir a troca de mensagens de texto pela internet sem as tarifas fez com que o WhatsApp rapidamente se popularizasse, principalmente em países com economias mais frágeis.

O sucesso chamou a atenção do Facebook, agora conhecido como Meta, que fechou um meganegócio para adquirir o aplicativo em 2014. A empresa pagou US$ 19 bilhões para assumir o controle do WhatsApp, que continuou funcionando de forma independente do restante dos serviços da empresa. Na época, o app registrava 600 milhões de usuários ativos, mas já superou 2 bilhões em todo o mundo.

O WhatsApp tem como filosofia a criptografia de ponta a ponta, que impede, ou ao menos dificulta, a interceptação de mensagens. Desta forma, nem mesmo a empresa tem acesso ao conteúdo que circula pela plataforma. 

O recurso de segurança também cria constantemente atrito com autoridades por gerar dificuldades em investigações policiais. No Brasil, o app chegou a ser bloqueado pela impossibilidade de quebrar o sigilo da troca de mensagens de pessoas investigadas.

Com o tempo, o aplicativo ganhou mais recursos além das mensagens. O serviço permite conversas em grupo, chamadas de vídeo, chamadas de voz e publicação dos Status, que são os posts efêmeros que desaparecem após 24 horas no estilo Stories.

O app também é amplamente usado por empresas para comunicação com seus clientes. Essa utilização levou à criação do WhatsApp Business, com ferramentas especiais para usuários comerciais, e do WhatsApp Premium, um pacote pago com benefícios ao público empresarial.

Últimas sobre WhatsApp