Western Digital
Fundação
23 de abril de 1970 em San José, Califórnia, Estados Unidos
A Western Digital é uma empresa especializada em soluções de armazenamento de dados fundada em 1970 por Alvin B Philips. A companhia produz HDs, SSDs, além de outros dispositivos, tanto para empresas e data centers quanto para o consumidor final.
Apesar de ser conhecida pelas soluções de armazenamento, a Western Digital teve um começo bastante diferente. Inicialmente chamada de General Digital Corporation, a companhia especializou-se na produção de semicondutores e, principalmente, na produção de chips para calculadoras.
Apenas em 1971 a empresa ganharia o nome Western Digital. Além disso, só no fim daquela década a companhia entraria no mercado de armazenamento de dados, com o FD1771, seu primeiro controlador para disquetes.
A grande transformação dos negócios aconteceu em 1988, quando a empresa adquiriu a fabricante de hardware Tandon, que abriu caminho para a produção de discos rígidos próprios da Western Digital.
Em 1990, a companhia dá o primeiro passo para a produção de SSDs com uma colaboração com a SanDisk (que se chamava SunDisk na época) para criar o primeiro modelo comercial utilizando memória flash.
Curiosamente, a parceria foi o prenúncio de um dos maiores negócios da história da tecnologia. Em 2016, a Western Digital anunciou a compra da SanDisk por US$ 19 bilhões, mas em vez de encerrar a marca, preferiu continuar a utilizá-la para determinadas linhas de produtos.
Outra aquisição importante em sua história ocorreu em 2012, com a compra da Hitachi GST por US$ 4,8 bilhões. O negócio reforçou a posição de mercado da Western Digital, em especial no mercado de infraestrutura para data centers.