Telegram Messenger LLP

"A new era of messaging."
  • Fundação

    Rússia

O Telegram foi lançado em 2013, na Rússia. Criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, o aplicativo é um dos principais concorrentes do WhatsApp. O serviço oferece aos usuários o envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo, além de arquivos de diversos formatos.

Atualmente, a plataforma pode ser acessada em smartphones, tablets e computadores. Seus fundadores se orgulham de diferenciais em relação aos concorrentes, como a criptografia ponta a ponta do programa. Um dos recursos de privacidade do app é a possibilidade de iniciar conversas secretas, que são deletadas automaticamente depois de tempo determinado pelo usuário. O Telegram conta, ainda, com GIFs animados, stickers e é integrado a buscadores.

De acordo com a companhia, hoje o Telegram conta com 200 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. No Brasil, o aplicativo se tornou popular em 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado pela justiça. Na época, o Telegram ganhou mais de 1 milhão de usuários brasileiros em poucas horas.