Publicidade
Spotify

Spotify

Fundação

23 de abril de 2006 em Estocolmo, Suécia

O Spotify é o maior serviço de streaming de música do mundo, lançado em 2008, dois anos após a fundação da empresa, criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon. A plataforma foi uma das protagonistas da transformação da indústria musical, que tanto sofria com a pirataria.

Segundo Ek, o serviço nasceu com a ideia de oferecer um serviço que fosse mais prático que o download ilícito de músicas, ao mesmo tempo em que compensasse a indústria. A proposta caiu no gosto do público e atraiu acordos com gigantes do mercado, como Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group. 

No Spotify, o usuário pode encontrar playlists e rádios, checar quais músicas estão fazendo sucesso entre os assinantes, criar suas próprias coleções ou seguir as coleções de amigos e artistas. Além disso, desde 2019, tornou-se também uma plataforma para podcasts, com diversos programas exclusivos.

O serviço conta com duas modalidades. Na versão gratuita, usuários podem reproduzir músicas online, mas precisam lidar com anúncios e limitações. Já a opção paga, chamada de Spotify Premium, permite ouvir música offline e não há nenhum tipo de publicidade.

Em 2022, o Spotify conta com mais de 430 milhões de usuários ativos mensais no mundo inteiro, dos quais quase 190 milhões são assinantes do plano premium. 

A empresa desembarcou no Brasil em 2014. Desde então, concorre com nomes como Deezer, Apple Music e YouTube Music.