Shazam

  • Fundação

    Londres, Reino Unido, em 01 de Janeiro de 1999

  • Sede

    Londres, Reino Unido

A Shazam Entertainment Limited foi fundada em 1999 por Chris Barton, Philip Inghelbrecht, Avery Wang e Dhiraj Mukherjee, no Reino Unido. A companhia é responsável pelo aplicativo Shazam, plataforma capaz de identificar músicas, filmes, programas de TV e publicidade, a partir de um pequeno trecho de áudio captado pelo microfone de tablets e smartphones.

O aplicativo funciona de maneira simples. O usuário clica no botão principal da ferramenta para que seja capturado o áudio do local. A partir disso, é criada uma impressão de áudio que, em segundos, é confrontada com milhões de conteúdos, incluindo músicas e programas de televisão. Com a identificação, é fornecido ao usuário o nome da faixa e do artista, bem como informações da letra, vídeos e biografia do artista. O app ainda direciona o usuário aos parceiros para ouvir ou comprar a canção.

De acordo com a companhia, a missão do Shazam é ajudar as pessoas a reconhecer e a se envolver com mundo à sua volta. Em dezembro de 2017, a Apple anunciou a compra da companhia, que conta com escritórios no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália.