Oi

Oi

"Simples. Poder. Fazer."
  • Fundação

    Brasil, em 01 de Março de 2002

  • Sede

    Rua Humberto de Campos, 425, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fundada oficialmente em 2002, a história da Oi teve início em 1998, com a privatização da Telebrás. Posteriormente, em 2008, a empresa lançou o serviço de telefonia móvel no estado de São Paulo e, no ano seguinte, adquiriu a Brasil Telecom (BrT). A compra da BrT resultou no acesso a uma grande infraestrutura da telefonia fixa do país e a Oi passou a operar em todo o Brasil. 

A companhia de telecomunicações atua na prestação de serviços de banda larga, TV por assinatura e transmissão de voz local e de longa distância. Além de atendimento ao mercado varejo, a Oi também oferece soluções de TI, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes. 

Em 2013, a Oi formalizou a aquisição de participação da Portugal Telecom e, durante a fusão, foi decidido que a sede ficaria no Brasil, mas com atuação também em Portugal. A operação foi conturbada, envolvendo rombos financeiros e calotes, resultando na venda dos ativos portugueses em 2015.

No mesmo ano, a Oi teve um prejuízo que alcançou o patamar dos bilhões e entrou com um pedido de recuperação judicial em 2016. A aprovação ocorreu, de fato, somente em 2018, resultando na reestruturação da dívida da companhia. 

A partir de 2019, a empresa divulgou um novo plano estratégico e redirecionou o seu foco para os serviços de fibra óptica. Outra decisão foi a saída do mercado de telefonia móvel, com a conclusão das vendas de UPIs ativos móveis em 2022. 

Últimas sobre Oi