Publicidade
Magazine Luiza

Magazine Luiza

Fundação

1957 em Franca, São paulo, Brasil

A história do Magazine Luiza teve início em 1957, quando Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, em Franca, no interior de São Paulo. Para escolher um nome para a loja, que é a origem da rede de varejo brasileiro Magazine Luiza S.A, foi criado um concurso em uma rádio local, em que os clientes poderiam dar sugestões. Como a fundadora Luiza Donato se destacava nas vendas e era muito popular na cidade, o estabelecimento ganhou o seu nome.   

É importante destacar, na trajetória da companhia, a orientação por ciclos de desenvolvimento. O primeiro começou com Luiza Helena Trajano, sobrinha dos fundadores, que assumiu a liderança da organização em 1991. Além dos próximos ciclos, que aconteceram sob os comandos de Marcelo Silva e, desde 2016, de Frederico Trajano. 

Sendo assim, vale ressaltar que o Magazine Luiza já passou pelos ciclos de expansão pelo interior do país, o de entrada no mercado de São Paulo, o de consolidação como grande rede de comércio varejista do Brasil, o ciclo de busca por abrangência regional por meio de aquisições e o ciclo da transformação digital. Destaca-se, neste último, o lançamento da nova versão do aplicativo Magazine Luiza para mobile.

Em 2018, o Magazine Luiza tornou-se Magalu e, desde 2019, vem se posicionando fortemente como uma plataforma digital de varejo, com um amplo ecossistema. Atualmente, a companhia atua com 1477 lojas físicas, presentes em mais de 830 cidades de 21 estados. Segundo dados da empresa, em 2021, a somatória de todas as vendas do Magalu, online e offline, atingiu o patamar de 56 bilhões de reais.

Vale ressaltar, também, que ao longo da sua linha do tempo, o Magalu fez aquisições importantes para a sua contínua expansão e abrangência. Em 2018, por exemplo, a startup de logística Logbee foi adquirida. Em 2019, foi a vez da Netshoes, o e-commerce que se destaca no setor esportivo. 

 Em 2020, o marketplace de livros Estante Virtual também foi adquirido. No mesmo ano, mais marcas e empresas passaram a fazer parte do ecossistema Magalu: como o Canaltech, Hub Sales, Hub Fintech, Inloco Media, AiqFome, Sinclog, entre outros. Em 2021, o crescimento do e-commerce continuou veloz e, entre as aquisições do ano, destaca-se a da KaBuM!, referência em tecnologia e games. 

 Além das aquisições focadas no mundo digital e no comércio eletrônico, 2021 trouxe outro marco: foram inauguradas as primeiras lojas físicas do estado do Rio de Janeiro, fato que consagrou a entrada do Magalu no segundo maior mercado consumidor do Brasil.