Kyocera

  • Fundação

    Kyoto, Japão

  • Sede

    Kyoto: 6 Takeda Tobadono-cho Fushimi-ku Kyoto-shi Kyoto 612-8501

A Kyocera é uma multinacional japonesa que atua nos segmentos de eletrônica, energia solar, componentes industriais e automotivos e semicondutores. O nome oficial da empresa é Kyōsera Kabushiki-gaisha, oficialmente conhecida como Kyocera Corporation. Seu nome original era Kyōto Seramikku Kabushiki-gaisha, ou Kyoto Ceramic Company, Limited, mudando seu nome em 1982.

Fundada em 1959 por Kazuo Inamori, seu foco inicial em cerâmica deve-se ao insulador de cerâmica utilizada nas antigas televisões “de tubo”. Com o tempo a empresa passou a atuar em diversos segmentos de eletrônica em diversas indústrias, chegando a fabricar celulares e smartphones, com o primeiro produto anunciado em 2000 (Kyocera TG 200).

Com o crescimento do segmento, a Kyocera passou a adquirir empresas especializadas em tecnologias móveis. Entre elas a Sanyo Mobile, divisão de smartphones/celulares da Sanyo Electric Co., Ltd.. Em 2010 a empresa adquiriu a CTIA, empresa especializada em tecnologias sem fio, resultando em um protótipo de smartphone dobrável.

Seu primeiro smartphone oficial chegou ao mercado em 2001, o Zio, ainda sem os recursos dos sistemas operacionais modernos como Android e iOS. Atuando em diversos segmentos de mercado, indo de impressoras até tecnologias especializadas de cerâmica, a Kyocera alcançou receitas de ¥1.577 trilhões (US$ 1,44 bilhão) em 2018.

Produtos Kyocera Corporation