Kyocera
Fundação
Kyoto, Japão
A Kyocera é uma multinacional japonesa que atua nos segmentos de eletrônica, energia solar, componentes industriais e automotivos e semicondutores. A companhia foi fundada em 1959 e mudou de ramo de atividade algumas vezes até chegar à sua operação atual.
Chamada de Kyoto Ceramic Company em seus anos iniciais, a empresa, como o nome indica, era especializada em produtos de cerâmica. Seu primeiro produto foi a cerâmica kelcima em formato de “U”, que servia como um isolador para os canhões de elétrons presentes em TVs de tubo.
Com o passar do tempo, a empresa passou a expandir as suas atividades e investir em semicondutores, ampliando sua área de atuação para o ramo eletrônico, graças também a uma série de aquisições.
Em 1982, para refletir o novo direcionamento, mudou seu nome para Kyocera, uma contração das palavras Kyoto e Ceramic. Logo no ano seguinte, a empresa lançou um dos primeiros computadores portáteis com bateria interna da história, o TRS-80 Model 100.
Além de suas atividades industriais, a Kyocera desenvolveu vários produtos voltados ao consumidor final em sua história. A empresa se notabilizou no segmento de equipamentos de áudio durante os anos 1980, por exemplo.
A partir dos anos 1990, a Kyocera entrou no ramo de telefonia móvel e começou a produzir e vender celulares. O grande destaque do período foi o VP-210, lançado em 1999, que entrou para a história como o primeiro celular com câmera no mundo.
O primeiro smartphone da empresa, o QCP-6035, foi lançado em 2001, utilizando o sistema Palm OS. A empresa só voltaria a este nicho em 2010, com o lançamento do Zio, após quase uma década de foco em celulares mais acessíveis.