Kodak
Fundação
23 de maio de 1892 em Rochester, Nova York, Estados Unidos
A história da Kodak teve início em 1880, quando George Eastman passou a buscar formas de simplificar a fotografia e torná-la mais acessível. Naquele ano, Eastman patenteou a chapa seca. Interessado na criação do rapaz, o empreendedor Henry Strong investiu na ideia e, em 1881, os dois fundaram a Eastman Dry Plate and Film Company, nos Estados Unidos.
Em pouco tempo de funcionamento, a companhia desenvolveu o filme flexível, o papel para negativo e sua primeira câmera, criada em 1888. O processo de simplificação da fotografia empenhado por Eastman deu início à popularização dos produtos, fazendo com que a empresa, já batizada como Eastman Kodak Company, se tornasse referência mundial no assunto.
O nome Kodak não tem nenhum significado especial. A escolha se deu porque a letra K era uma das favoritas de Eastman, que seguiu três ideias centrais: a marca deveria ser curta, fácil de pronunciar e diferente de qualquer outra no mercado.
Com a revolução das câmeras digitais e, posteriormente, o crescimento dos smartphones, a Kodak sofreu muito com o declínio do mercado de filmes fotográficos. O movimento forçou a companhia a se readaptar e investir em outros setores, incluindo embalagens, impressão 3D e software.
A Kodak chegou ao Brasil no dia 11 de outubro de 1920, com a instalação de seu primeiro escritório no país. Em 1954, a empresa iniciou a produção de papéis fotográficos preto e branco em solo brasileiro e lançou sua primeira câmera em 1965. As décadas seguintes foram marcadas pelas operações de papéis fotográficos em cores, câmeras de bolso, câmeras digitais, filmadoras, multifuncionais, etc.