Kodak

"Share moments. Share life."
  • Fundação

    Estados Unidos

A história da Kodak teve início em 1880, quando George Eastman passou a buscar formas de simplificar a fotografia e torná-la mais acessível. Naquele ano, Eastman patenteou a chapa seca. Interessado na criação do rapaz, o empreendedor Henry Strong investiu na ideia e, em 1881, os dois fundaram a Eastman Dry Plate and Film Company, nos Estados Unidos.

Em pouco tempo de funcionamento, a companhia desenvolveu o filme flexível, o papel para negativo e sua primeira câmera, criada em 1888. O processo de simplificação da fotografia empenhado por Eastman deu início à popularização dos produtos, fazendo com que a empresa, já batizada como Eastman Kodak Company, se tornasse referência mundial no assunto.

Após altos e baixos, principalmente depois do boom do mercado de smartphones, a Kodak se firmou como uma das principais companhias de tecnologia, produtos e imagens aplicadas ao lazer, entretenimento, ciência e para soluções corporativas. Atualmente, a Kodak atua, principalmente, com sistemas de impressão, embalagens, softwares, sistemas para cinema, tecnologia de impressão 3D, entre outros.

A Kodak chegou ao Brasil no dia 11 de outubro de 1920, com a instalação de seu primeiro escritório no país. Em 1954, a empresa iniciou a produção de papéis fotográficos preto e branco em solo brasileiro e lançou sua primeira câmera em 1965. As décadas seguintes foram marcadas pelas operações de papéis fotográficos em cores, câmeras de bolso, câmeras digitais, filmadoras, multifuncionais, etc.