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Kobo

Kobo

Fundação

2 de fevereiro de 2009 em Canadá

A Kobo é uma empresa canadense fundada em 2009, originalmente com o nome de Shortcovers. A companhia tornou-se internacionalmente conhecida pelo sua linha de e-readers, que chegaram até mesmo ao Brasil em parceria com a Livraria Cultura.

Inicialmente, no entanto, o Kobo não era um produto de hardware. Ele foi fundado como um serviço de leitura de livros em nuvem, criado pela rede canadense de livrarias Indigo Books and Music.

Logo em seu ano de fundação, deixou de ser Shortcovers e se tornou Kobo, palavra que é um anagrama para “book” (“livro”, em inglês). Ainda em 2009, a Indigo transformou o Kobo em uma nova empresa à parte, mas ainda se manteve como acionista majoritária.

A fase independente não durou muito, no entanto. Em 2011, foi anunciada a compra da empresa pelo grupo japonês Rakuten por US$ 350 milhões. O negócio foi concluído em 2012.

A empresa passou a investir em hardware em 2010, quando lançou seu primeiro leitor digital, o Kobo. O lançamento deu origem a uma família com múltiplos modelos, incluindo Touch, com tela sensível ao toque, o Mini, feito para ser transportado com mais facilidade, e o Glo, que contava com retroiluminação para permitir leitura no escuro. Há ainda o Aura, com maior resolução do display de e-paper. 

A empresa tentou entrar em outras áreas da tecnologia, mas sem grande sucesso. Entre 2011 e 2014, a companhia lançou os tablets Kobo Arc e Kobo Vox. Com resultados fracos, a companhia optou por lançar aplicativos próprios para Android e iOS e garantir presença em outras plataformas.