Huawei
Fundação
15 de setembro de 1987 em Shenzhen, Guangdong, China
A Huawei Technologies é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, além de celulares, smartwatches e outros eletrônicos, sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China.
Fundada em 1987, a Huawei surge em um momento em que o governo chinês buscava ampliar e aprimorar a infraestrutura de comunicação do país.
Segundo a Huawei, a empresa nasceu com um capital equivalente a pouco mais de US$ 5 mil, mas se transformou em uma multinacional bilionária, com operação em 170 países e responsável por conectar 3 bilhões de pessoas no mundo.
Apesar da operação gigantesca, a Huawei ganhou destaque negativo graças a sanções impostas pelos Estados Unidos. O então presidente americano Donald Trump impediu a companhia de realizar negócios com empresas do país sob suspeitas de ciberespionagem, com acusação de que dados de cidadãos americanos seriam repassados ao governo chinês.
Como resultado, a empresa sofreu um golpe duro em seus negócios. Um dos reflexos foi a impossibilidade de usar o sistema operacional Android em seus celulares. No lugar, a companhia utiliza o HarmonyOS, baseado no projeto open source do Google.
A empresa também é uma das lideranças globais para tecnologia 5G, mas as acusações de espionagem minaram parcialmente os esforços da Huawei no setor. O governo brasileiro, por exemplo, hesitou em permitir sua participação na implementação das redes no Brasil, mas a liberou no fim das contas.
No Brasil há mais de 15 anos, a Huawei opera no mercado de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife.