Publicidade
Foursquare

Foursquare

Fundação

11 de março de 2009 em Estados Unidos

O Foursquare é uma empresa fundada em 2009 por Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, nos Estados Unidos. A companhia nasceu com a popularização dos smartphones, em especial com a facilidade de recursos de GPS.

A empresa lançou em 2009 seu primeiro aplicativo, o Fourquare City Guide, que ficou mais conhecido apenas como Foursquare. O app nasceu, como o nome indica, como um guia de locais, para que os usuários pudessem avaliar os estabelecimentos aonde iam e descobrir novos lugares.

Até 2014, o Foursquare funcionava também como uma rede social, na qual era possível adicionar amigos e ver os locais onde eles faziam check-in, além de suas avaliações. O app também contava com uma camada de gamificação, com a obtenção de selos e insígnias ao realizar check-ins.

A partir daquele ano, no entanto, o aplicativo se dividiu em dois. O Foursquare manteve as avaliações de estabelecimentos, enquanto a experiência social gamificada foi separada e alocada em um novo app, o Swarm. 

Na época, a separação causou polêmica entre a base de usuários, já que obrigaria o download de um segundo app para fazer as mesmas coisas que faziam com um só.

Além de seus aplicativos próprios, o Foursquare se estabeleceu com soluções de geolocalização para outros apps, fazendo uso do amplo volume de dados produzidos pelos seus usuários, além de outras fontes de informação.

A tecnologia do Foursquare está presente nas funções de geolocalização de empresas parceiras de peso como Airbnb, Twitter, Samsung, Uber e Snap.