Faraday Future
Fundação
1 de maio de 2014 em Estados Unidos
A Faraday Future é uma start-up americana fundada em 2014 com o objetivo de produzir carros elétricos inteligentes, alcançando a marca de 1000 funcionários no início de 2016. O maior acionista da empresa é Jia Yueting, que passou a ocupar o cargo de Chief Executive Officer (CEO) em 2017 com a saída de Stefan Krause (CFO) e Ulrich Kranz (CTO).
O nome tem origem na Lei de Indução de Michael Faraday, além de apostar no futuro dos carros elétricos. Sofrendo com problemas de financiamento desde os primeiros dias, a Faraday Future chegou a apresentar o conceito FF ZERO 1, que teria 1000 cv de potência e poderia chegar a 100 km/h em menos de 3 segundos, trazendo quatro motores independentes, um para cada roda.
Ainda que não tenha saído do papel, o FF ZERO 1 mostrou o potencial da empresa tanto em design quanto em tecnologia. O primeiro modelo oficialmente produzido pela empresa é o FF 91, um carro crossover que chega a 100 km/h em 2,4 segundos. Isso graças à sua bateria de 130 kWh, capaz de oferecer até 465 km de autonomia.
Concorrente direto dos veículos da Tesla, o FF 91 também oferece uma central completa de entretenimento, além de trazer direção autônoma limitada. Suas portas abrem via reconhecimento facial, além de funcionarem com um app de smartphone. Um veículo mais básico, o FF 81, chegou a ser cotado para chegar ao mercado chinês em 2018, mas ele sofreu diversos atrasos.