Publicidade
APC

APC

Fundação

2 de dezembro de 1981 em West Kingston, Rhode Island, Estados Unidos

A APC (oficialmente APC by Schneider Electric), antes conhecida como American Power Conversion Corporation, é uma empresa especializada em nobreaks, periféricos eletrônicos e componentes para datacenters. 

A empresa foi fundada em 1981 por três engenheiros em eletrônica do MIT Lincoln Laboratory. Inicialmente, seu foco era o desenvolvimento de pesquisas na área de energia solar, mas redirecionou seus esforços a partir de 1984.

Naquele ano, a empresa desenvolveu sua primeira fonte de alimentação ininterrupta (UPS, em inglês), o nome formal do produto conhecido como nobreak, que garante o bom funcionamento de eletrônicos mesmo diante de problemas na rede elétrica, em especial quedas de energia. A tecnologia se tornou a especialidade da empresa.

Desde 1990, a APC mantém a linha de produtos Smart-UPS, que se tornou uma das mais reconhecidas do mercado. A companhia passou a crescer e expandir seus negócios rapidamente, agora mirando equipamentos de proteção contra surtos e o mercado de UPS para computadores mainframe. 

Ao longo da década de 1990, além de sua unidade dos Estados Unidos, empresa estabeleceu fábricas na Europa, na Ásia e na América Latina, mais precisamente no Brasil.

A partir de 1999, a APC se torna um nome mais próximo do consumidor final ao lançar o PowerShield, sua primeira iniciativa dedicada ao mercado residencial. A categoria era voltada principalmente para a proteção de equipamentos de comunicações, como telefones e modems de internet.

A APC foi adquirida pela Schneider Electric em fevereiro de 2007, quando foi concluído um processo iniciado em 2006. A negociação envolveu o pagamento de US$ 6,1 bilhões aos sócios da APC.