Amazon

Amazon

  • Fundação

    Seattle, Estados Unidos, em 5 de Julho de 1994

  • Sede

    410 Terry Avenue, Seattle, Washington, EUA

A Amazon é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, criada em 1994 por Jeff Bezos, quando a internet comercial ainda dava seus primeiros passos. A companhia foi uma das poucas a sobreviverem à “bolha pontocom” na virada do século e se mantém 

A companhia nasceu como uma loja digital de livros, mas ampliou suas atividades e se tornou a maior empresa de comércio eletrônico do mundo. Atualmente a Amazon comercializa produtos de todos os tipos, incluindo brinquedos, eletrônicos, vestuários e acessórios. 

A Amazon oferece ainda o pacote Prime, uma assinatura altamente popular que garante acesso a frete grátis em produtos comercializados em sua plataforma, além de outros benefícios. Um dos maiores destaques é o Prime Video, um serviço de streaming de filmes e séries completo, concorrente da Netflix. 

A Amazon também entrou na área de hardware. O primeiro produto de grande sucesso foi o e-reader Kindle, seguido de outros produtos que não vingaram tanto, como tablets e smartphones. A empresa passou a investir pesado na casa conectada, com caixas de som equipadas com a assistente virtual Alexa, roteadores, além de câmeras de segurança, alarmes, campainhas e mais.

Com o tempo, a empresa passou a expandir seus negócios para além do comércio eletrônico. A Amazon é líder no segmento de computação em nuvem com o Web Services. Também entrou na área de games com a aquisição da Twitch e com o serviço de jogos em nuvem Luna.

A partir de 2021, a Amazon deixou de ser comandada pelo seu fundador, Jeff Bezos. O executivo se desligou do cargo de CEO e cedeu seu lugar a Andy Jassy, que havia liderado o Amazon Web Services desde 2003.

A Amazon chegou ao Brasil em 2012, quando vendia apenas livros eletrônicos. Em 2014, a empresa passou a vender livros físicos. Foi somente em 2017 que começou a comercializar uma variedade maior de itens. Em 2019, foi lançada oficialmente a assistente Alexa em português, junto das caixas de som da linha Echo.

Produtos Amazon

Últimas sobre Amazon