Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Youtuber ensina tecnologia de graça em lives de até 9h de duração

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Acervo pessoal/Jeferson Fernando
Acervo pessoal/Jeferson Fernando

Jeferson Fernando começou a ensinar a usar o pacote básico Windows-Word-Excel com apenas 16 anos de idade. Após esse início humilde, conseguiu empoderar a sua própria vida e de outros jovens. Hoje, aos 36 anos, divide a vida de engenheiro sênior de DevOps na Holanda com seus canais de YouTube e Twitch — o LinuxTips, com mais de 76 mil e 15 mil inscritos, respectivamente — e a escola online homônima.

O canal surgiu em 2014 com o foco de apresentar dicas interessantes sobre o sistema de código aberto Linux, mas que com o tempo migrou para outros conteúdos de tecnologia da informação, como DevOps, Docker e Kubernetes. Sua pegada é trazer um estilo mais descontraído para suas videoaulas, com direito até a goles de cerveja nas introduções dos vídeos.

Um de seus maiores feitos recentes foi o #BondeDoOCI, um workshop transmitido ao vivo no mês passado com mais de nove horas de duração. Ele ensinou o público a obter a certificação de infraestrutura de nuvem da Oracle, uma das gigantes do setor. Tudo de graça e com uma série de convidados do ramo. Teve mais de 16 mil visualizações e um pico de 5.000 acessos simultâneos.

Continua após a publicidade

Superação

O youtuber e engenheiro de software nasceu em São Paulo, perdeu o pai quando tinha seis anos e passou boa parte da infância criado pela mãe e a avó em Juquitiba (SP), alternando a escola com bicos como vender coxinhas na rua e salva-vidas.

Na adolescência, mudou-se para como Itapecerica da Serra. A aproximação com a zona sul da capital paulista permitiu a entrada dele no mundo digital, ao conhecer uma escola de informática no bairro paulista de M'Boi Mirim, próximo do local de trabalho de sua mãe. "Eu gostava de ver o professor desenhando roda de carro no Paintbrush, na época do Windows 3.11. E ficava fascinado", lembra.

Continua após a publicidade

Certo dia, pegou uma moto não usada de seu padrastro e fez um "rolo" com o professer da tal escola, para receber em troca seu primeiro computador, um PC 486 DX2. Resultado: levou uma surra da mãe por ela ter achado que ele "roubou" o aparelho. Mas após o esclarecimento, seguiu com ele, onde aprendeu a usar Linux e pouco depois Office, Pagemaker e Photoshop.

Entrou na profissão de programador em empresas como Motorola, Mandic, Localweb, Walmart e Santander, mas já não conseguia mais conciliar o crescimento profissional com as aulas de Linux. Jeferson sentiu falta disso e criou o LinuxTips para ajudar à distância os iniciantes nas linguagens e plataformas em que se firmou como profissional.

Hoje, além de autodenominar-se um dos principais canais de vídeo sobre DevOps do Brasil, vende trilhas de aulas mais detalhadas no site da LinuxTips. Mas ele diz que não vive da grana desse trabalho, e sim de seu emprego na Holanda como engenheiro sênior de DevOps na locadora de carros multinacional LeasePlan. Com os vídeos pagos ou gratuitos, seu objetivo é democratizar conteúdos de TI em português para muitos jovens que, como ele, não têm dinheiro ou recursos para custear especializações mais "premium".

Continua após a publicidade

O maior exemplo recente disso ocorreu na virada do ano. A Oracle Brasil estava com uma promoção para certificar, por tempo limitado, programadores em OCI, sua ferramenta de infraestrutura em nuvem. Ou seja, a avaliação, que é normalmente paga, seria gratuita. Então os alunos de Jeferson o "pilharam" para dar um curso intensivo para que pudessem aprender tudo e serem devidamente diplomados.

Jeferson topou o desafio, mas havia problemas. Em dezembro, estava sem tempo para fazer o curso. Então um amigo da área intercedeu e pediu para Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle na América Latina, não apenas adiar a promoção para fevereiro, como também tirar a exigência de ter cartão de crédito para se inscrever na certificação. Com a movimentação, o pedido foi atendido. No final de janeiro, o curso aconteceu.

Continua após a publicidade
Se você olhar no Twitter ou no LinkedIn, há centenas de pessoas publicando seu certificado oficial da Oracle, porque conseguiram passar no exame

Outros projeto sociais recentes promovidos por ele foi o Chama as Mina, no ano passado, com treinamentos gratuitos sobre Terraform, Ansible, Packer e Vault para 5.000 mulheres; o Projeto Ubuntu, para mais de 3.000 pessoas pretas; e uma recente campanha para arrecadar dinheiro para vítimas das enchentes na Bahia. O grau de comprometimento do streamer foi tanto que ele impôs prendas para si mesmo a cada meta alcançada. "Hoje estou com cabelo amarelo por causa disso", brinca, festejando os R$ 41 mil arrecadados.

Apesar de amar o hobby de professor online, ele precisa contornar pequenos problemas do cotidiano, como o fuso horário entre Brasil e Holanda. "Para fazer streaming tem que ser à noite. Dependendo da época, a live rola às 1h, então isso trouxe alguns problemas para mim. É bem complicado".