Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem fronteiras — o RH da Neogrid busca talentos de tecnologia em todo o Brasil

Por| 25 de Setembro de 2021 às 11h40

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Não é exatamente uma novidade que as empresas mundo afora estão disputando a tapa profissionais de tecnologia. Apenas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, 421 mil postos de trabalho serão criados no setor no país. No entanto, os cursos superiores da área formam menos de 50 mil profissionais da área anualmente. Ou seja, falta (muita) gente nesse mercado.

Por isso, as empresas precisam ser cirúrgicas na hora de atrair talentos para os seus quadros. E isso envolve não apenas oferecer bons salários e benefícios, mas também planejamento na contratação, o que envolve um alinhamento entre as áreas de TI e Recursos Humanos. E, nesse último, o setor exige cada vez mais profissionais com conhecimentos específicos para que a seleção de candidatos seja certeira.

E é aí que entra o tech recruiter, um profissional de RH especializado na contratação de talentos para a área de tecnologia. Este especialista consegue entender não apenas as chamadas soft skills, mas também as hard skills (conhecimentos específicos em TI), para que o candidato esteja alinhado com os projetos de transformação digital da companhia.

Continua após a publicidade

E para explicar como funciona o processo de contratação de profissionais para sua área de TI, o Canaltech conversa semanalmente com tech recruiters das maiores empresas do Brasil, além de startups. No papo, eles explicarão como todo processo é realizado, quais os perfis mais buscados e como essas companhias atraem — e retêm —esses talentos.

E na edição de hoje, nós conversamos com Ariane Espindola, head de gente e gestão da Neogrid, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). E na entrevista, ela fala como a empresa seleciona os profissionais de TI, o papel dos tech recruiters, o processo de recrutamento e muito mais.

Confira como foi o papo:

Continua após a publicidade

Canaltech - Atualmente, como está o ritmo de contratações de profissionais de TI pela Neogrid? A empresa tem planos de crescimento na área para os próximos meses?

Ariane Espindola: Estamos em ritmo de crescimento! A evolução da nossa estrutura de pessoas está conectada à nossa estratégia de scale up e considera as capacidades essenciais que precisamos desenvolver na empresa. Além disso, estamos evoluindo nossas soluções e tecnologias, e assim, reforçando nossos times. 

Desde o início deste ano já são 65 vagas fechadas na área de tecnologia e 11 delas com processo de recrutamento interno, o que para nós é motivo de muito orgulho, pois vemos a evolução da nossa gestão de carreiras. Atualmente temos mais de 30 processos seletivos em aberto em carreiras de tecnologia na Neogrid, que pretendemos fechar até o final de 2021.

CT - Ao iniciar o processo de contratação de profissionais de TI, como é feito o planejamento entre Gente & Gestão e a área de Tecnologia da Neogrid? Que informações são trocadas entre os dois setores?

Continua após a publicidade

A.E.: Atuamos em constante parceria com nossa liderança. Estudamos o desafio atual e futuro da vaga, nível de senioridade exigida, conhecimentos técnicos necessários, soft skills que contribuirão para o sucesso da pessoa na equipe e posição e então traçamos uma estratégia para a contratação, que pode ser busca ativa em nossas plataformas e parceiros, hunting direcionado, formação interna ou, alguma divulgação mais específica.

Nossa experiência nos mostrou que o sucesso na atração de talentos vem em grande parte, por tratar e direcionar cada posição de forma específica e única, reforçando nosso compromisso na construção de uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva. 

CT - Que conhecimentos a equipe de Gente & Gestão da Neogrid hoje tem para selecionar profissionais de TI para os quadros da empresa? Tem acesso a algum tipo de curso para poder selecionar com mais propriedade para essa área?

A.E.: Uma formação em Tech Recruiter pode ajudar e faz parte da nossa trilha de desenvolvimento interna. Mas consideramos a atitude e a vontade de aprender a “sopa de letrinhas” como os itens mais importantes. Afinal, este conhecimento está na empresa, com quem é da área de desenvolvimento (DEV) e pode ajudar na estruturação das contratações.

Continua após a publicidade

O interesse genuíno por conhecer as linguagens certas, faz toda a diferença na conversa com a pessoa desenvolvedora a ser entrevistada. Nos preocupamos em falar a mesma língua e saber diferenciar, mesmo que de forma mais superficial, Desenvolvimento Front-end e Back-end, por exemplo.

CT - E o que a Neogrid busca hoje, de forma geral, em profissionais de TI? A empresa prefere investir em profissionais com experiência ou opta por desenvolver a pessoas dentro da companhia?

A.E.: Queremos construir equipes diversas, competentes e que possam alcançar excelentes resultados, em um ambiente de colaboração, alinhado aos nossos valores. Para isso, buscamos pessoas dispostas a somar de forma colaborativa, simples e responsável. Mente aberta, vontade e humildade para aprender e compartilhar conhecimento, são alguns dos aspectos relevantes.

O conhecimento é muito importante, mas este pode sim, ser desenvolvido durante a jornada. Temos diversas ações para contribuir com o aprendizado de nossas pessoas, como a YOUniversity, por exemplo, nossa Universidade Corporativa em rede.

Continua após a publicidade

CT - De forma geral, como funciona o processo seletivo de profissionais da área de Tecnologia na Neogrid? Por quantas etapas a pessoa candidata passa antes de ser contratada?

A.E.: Somos flexíveis. As etapas e critérios podem se moldar segundo a estratégia traçada para cada posição, às necessidades do processo, ao número de pessoas candidatas e a outros fatores externos. O ponto importante é que em um mesmo processo seletivo para uma vaga, todas as pessoas candidatas serão avaliadas seguindo os mesmos critérios.  Minimamente temos entrevista com uma pessoa recrutadora, líder da posição e alguém representante do time. Pode ou não ser necessária aplicação de um desafio de conhecimento técnico/específico.


CT - Como a Neogrid vem lidando com a escassez de profissionais de TI no mercado? Quais os cuidados a empresa vêm tomando para acertar no perfil de profissionais contratados?

Continua após a publicidade

A.E.: São inúmeras ações. Mas para o processo de contratação, podemos destacar a preocupação em avaliar o alinhamento aos valores da empresa, o quanto a pessoa somará ao perfil da equipe para a qual estamos contratando e também, um bom alinhamento de expectativas, tanto com a pessoa candidata quanto com a liderança da posição. Transparência e coerência são fundamentais.

Por exemplo, se você precisa de alguém para trabalhar com manutenção de sistemas legados, não pode vender uma vaga de atuação em desenvolvimento de novas soluções.

CT - E como a Neogrid trabalha com a retenção de talentos em uma área tão disputada e onde o índice de turnover é considerado alto? 

A.E.: A abordagem para posicionar a Neogrid como uma empresa aceleradora de carreiras, e, portanto, como um excelente lugar para se trabalhar, é bastante ampla. As ações são pensadas para toda a empresa, ou seja, todas as áreas e todas as posições, sejam de carreiras mais técnicas ou de gestão.

Continua após a publicidade

Sabemos que muitos fatores influenciam a decisão de uma pessoa em permanecer em uma empresa e levamos isso em consideração. Nosso foco está em construir uma empresa coerente, que respeita e valoriza as pessoas. Para isso, mantemos práticas de gestão de carreiras que envolvem aspectos quanti e qualitativos, como salário emocional.

São algumas delas: mapa de carreiras, oportunidades internas, desenvolvimento de líderes, avaliação de desempenho, canais de escuta, clans colaborativos com temas variados, ações de cuidado e bem-estar, ações de reconhecimento e celebração, horário flexível, modelo híbrido de trabalho, Anywhere Office, meetups, incentivo ao aprendizado contínuo, bônus por indicações, pesquisa salarial de mercado, entre inúmeras outras.

CT - Com o trabalho remoto ampliado devido à pandemia de Covid-19, abriu-se espaço para que as empresas contratem profissionais de todas as partes do país. A Neogrid trabalha com esse modelo de Anywhere Office? Em caso positivo, ela vale também para profissionais do exterior ou fica restrito ao Brasil?

A.E.: Sim. Mesmo antes da pandemia já exercíamos o home office, de forma mais tímida. Hoje nossas pessoas estão em pelo menos 12 estados do Brasil, o que nos dá muito orgulho e agrega ao tema diversidade. Temos nossa operação internacional com equipes nos Estados Unidos e Europa, mas não estamos limitados a esta geografia.

Continua após a publicidade

O pós-pandemia deve, sim, reforçar a presença em nossos escritórios, com a finalidade de promover inovação e colaboração entre equipes, mas nossa cultura baseada em confiança e flexibilidade seguirá favorecendo o Anywhere Office, para que pessoas que desejam somar ao nosso propósito, possam fazê-lo de qualquer região. Inclusive, se tiverem indicação de profissional, esteja onde estiver, podem compartilhar conosco. 

CT - Hoje, qual a remuneração média oferecida pela Neogrid nos níveis Júnior, Pleno e Sênior em sua área de TI? Os colaboradores também têm pacote de benefícios?

A.E.: Realizamos pesquisas salariais com grandes players do mercado global de tecnologia, assim nos mantemos atrativos em relação a outras empresas. Temos atualizado constantemente nosso pacote de remuneração total, buscando agregar cada vez mais flexibilidade aos nossos benefícios, para que sejam adequados às diferentes necessidades. 

Continua após a publicidade

E a Neogrid está com diversas vagas abertas e anuncia novas posições constantemente. Acesse a página de carreiras da empresa, veja quais oportunidades se encaixam em seu perfil profissional e boa sorte!