Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robôs podem assumir 5 milhões de empregos até 2020, prevê relatório

Por| 20 de Janeiro de 2016 às 10h05

Link copiado!

Robôs podem assumir 5 milhões de empregos até 2020, prevê relatório
Robôs podem assumir 5 milhões de empregos até 2020, prevê relatório

Um relatório emitido no ano passado revelou uma estimativa assustadora: até 2035, metade dos empregos no Japão seriam tomados por robôs. Até lá, há um longo caminho a percorrer, mas parece que em um futuro mais próximo os empregos também estarão ameaçados. De acordo com um novo relatório do Fórum Econômico Mundial, mais de 5 milhões de empregos podem deixar de existir para os humanos, sendo substituídos por robôs já em 2020.

O número está baseado em uma pesquisa com 15 países diferentes, como China, França, Alemanha, Reino Unido, Japão, México e Estados Unidos. Há diversos postos de trabalho que poderiam ser tomados pelos robôs, embora o relatório mostre que indústrias com quantidade de trabalho pesado seriam as principais a substituírem a força humana pela máquina. Isso porque em linhas de montagem de uma fábrica, por exemplo, a velocidade e eficiência são muito importantes.

Segundo o fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e o membro do conselho Richard Samans, "para evitar um cenário de pior caso - onde a mudança tecnológica é acompanhada por escassez de talentos, desemprego em massa e desigualdade crescente - a requalificação e melhoria das competências dos trabalhadores de hoje será fundamental".

Dito isto, enquanto alguns estão preocupados com robôs substituírem os humanos, há outros, como o bilionário e dono da Tesla Motors Elon Musk, que estão preocupados com o potencial da Inteligência Artificial em se tornar um mal para a humanidade.

Continua após a publicidade

Fonte: Ubergizmo