Publicidade

Nubank abre vagas de Ciências de Dados exclusivas para pessoas negras

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Outubro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Nubank
Divulgação/Nubank
Tudo sobre Nubank

O Nubank anunciou a abertura de vagas exclusivas para pessoas autodeclaradas negras nas áreas de Ciência de Dados. As oportunidades abertas são para Cientistas de Dados e Engenheiros de Aprendizado de Máquina. A iniciativa é voltada para candidatos que já trabalham ou têm vivência acadêmica nestas áreas.

Durante o processo seletivo, o Nubank também irá fazer um webinar para os candidatos, apresentando os vários setores da fintech e detalhando toda jornada de contratação da empresa.

Ainda no webinar, o Nubank irá propor momentos de interação entre os candidatos e a equipe de Ciências de Dados da empresa, para mostrar alguns dos processos que ocorrem no dia a dia dos funcionários desse setor.

Continua após a publicidade

“No Nubank, um de nossos principais valores é criar times fortes e diversos. Entendemos que esta é uma jornada de longa duração, e iniciativas como essa reforçam nosso compromisso em tornar o mercado de tecnologia cada vez mais diversificado, com ações afirmativas que contribuam para um ecossistema de equidade racial em ambientes de inovação”, comenta Matt Swann, Gerente de Tecnologia do Nubank.

O processo seletivo será divido em várias etapas, que listamos a seguir:

  • Inscrição: interessados deverão se inscrever até o dia 14 de outubro na plataforma do projeto;
  • Teste de programação básica e modelagem: nesta fase, todos os inscritos deverão realizar exercícios de programação básica e modelagem. A etapa serve para entender as habilidades de codificação e conhecimento sobre modelos e validações conectadas ao negócio do Nubank;
  • Case: os selecionados na etapa anterior serão convidados para uma etapa on-line, realizada em tempo real. Na ocasião, quem tiver optado pela vaga de Cientista de Dados, passará por um case de Modelagem. Já quem optou pela vaga de Engenheiro de Aprendizado de Máquina passarão por um case de arquitetura;
  • Teste de Programação avançada: fase exclusiva para inscritos nas vagas relacionados a Aprendizado de Máquina para maior aprofundamento nas habilidades de estrutura de código;
  • Entrevistas Individuais: após as etapas em grupo, o time de People do Nubank realizará entrevistas individuais com os pré-selecionados nas fases anteriores;
  • Divulgação dos resultados: na última etapa, os candidatos receberão retorno sobre o resultado do processo seletivo.

Para concorrer a essas vagas, os candidatos têm que ter, como requisitos básicos, o conhecimento de fundamentos da Ciência de Dados e de Aprendizado de Máquina, e inglês intermediário. As inscrições estarão abertas de 5 a 14 de outubro, e podem ser realizadas aqui.

Continua após a publicidade

Diversidade e o Nubank

A abertura dessas vagas para pessoas negras, assim como o programa "Yes, She Codes", com foco na contratação de mulheres para a área de TI, são algumas das iniciativas que o Nubank vem tomando desde que assumiu o compromisso de diminuir a falta de diversidade no mercado de tecnologia.

Para honrar este compromisso, o Nubank estabeleceu uma meta de contratar 2 mil pessoas negras até 2025, além de ter triplicado seu time de Diversidade, setor responsável pelas ações de inclusão realizadas na fintech. Entre alguns dos programas, estão um projeto de recrutamento de engenheiros de software exclusivo para pessoas negras e a disponibilização de uma formação para "gerentes de produto" com 50% das vagas focadas em diversidade racial.

Continua após a publicidade

Mas não é só internamente que o Nubank está promovendo mudanças. Em 2021, a empresa criou o fundo Semente Preta, que destinará um total de R$ 1 milhão para startups brasileiras fundadas por empreendedores negros e negras, e o NuLab, centro de tecnologia focado em formar programadores, em Salvador, na Bahia, que recentemente anunciou um curso de capacitação em tecnologia que já atraiu mais de 5 mil candidatos e candidatas na região metropolitana da capital baiana.