Publicidade

Microsoft anuncia programa de estímulo ao emprego e tecnologia no Brasil

Por| 20 de Outubro de 2020 às 12h51

Link copiado!

Flickr/ david__jones/ Photo Pin
Flickr/ david__jones/ Photo Pin
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft fez um anúncio de extrema importância para o mercado brasileiro nesta terça-feira (20). A gigante de Redmond criou uma série de estímulos à economia e à tecnologia que foram pensados para o Brasil, reunindo-os no que a empresa chama de Plano Mais Brasil. De acordo com a companhia, os pontos principais desse pacote são a expansão de oferta de cloud computing, a facilitação da busca de emprego para até 25 milhões de trabalhadores e a qualificação dos cidadãos para o mercado de trabalho.

O anúncio foi feito em evento virtual que contou com a presença de Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Carlos da Costa, secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia; Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de vendas, marketing e operações globais da Microsoft, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

Investimento em nuvem

Um dos estímulos que a Microsoft anunciou foi a expansão de sua infraestrutura de nuvem com a criação de uma nova região de datacenter — a Brazil Southeast Region, baseada no Rio de Janeiro —, que vai oferecer aos clientes a opção de recuperação de desastres baseada em cenários, no País.

Continua após a publicidade

Além disso, para apoiar aplicações em nuvem para workloads (fluxos de trabalho) de missão crítica com alta disponibilidade, a Microsoft lançará as Zonas de Disponibilidade Azure na região existente Brazil South em 2021. As Zonas de Disponibilidade são locais isolados de falhas em uma região do Azure, fornecendo energia redundante, resfriamento e rede, além de suporte a aplicações com maior disponibilidade e tolerância a erros para falhas de datacenter.

Com essas melhorias, a gigante de Redmond oferecerá serviços de nuvem — Microsoft Azure, Microsoft 365 e Dynamics 365 e Power Platform — na nova região Brazil Southeast Region, com Azure disponível a partir desta terça-feira (20), Microsoft 365 disponível até o final de 2020, e Dynamics 365 e Power Platform na primeira metade de 2021.

Essa expansão da infraestrutura de nuvem da Microsoft no Brasil vai beneficiar clientes dos setores público e privado, inclusive pequenos negócios e startups. Empresas brasileiras, como Bradesco e Hospital Israelita Albert Einstein, já estão optando pela nuvem Microsoft em suas jornadas de transformação digital, ajudando-as a reinventar seus negócios.

Como parte do compromisso global da Microsoft em ser carbono negativa até 2030, a companhia fará a transição de 100% do fornecimento de energia de seus datacenters para fontes renováveis até 2025. Com a nova região, a nuvem global da Microsoft passa a contar com 65 regiões de nuvem anunciadas, atendendo a mais de 1 bilhão de clientes em mais de 90 países ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Parceria com o Ministério da Economia 

Um dos pilares do Plano Mais Brasil é a geração de empregos e a capacitação dos brasileiros. Por isso, em parceria com o Ministério da Economia, foi criada a “Escola do Trabalhador 4.0”, uma plataforma de ensino remoto desenvolvida pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft Community Training.

A plataforma está disponível em todo o país com a capacidade de atender até 5.5 milhões de candidatos a emprego até 2023, sendo que a Microsoft irá disponibilizar 58 instrutores para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas. A plataforma, implementada em parceria com a ONG Softex, oferecerá mais de 20 cursos de tecnologia em diferentes níveis com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho — desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA e ciência de dados.

A atualização da solução foi liderada pela BizApp e irá usar inteligência artificial para conectar pessoas e suas habilidades a oportunidades de emprego relevantes, bem como encaminhar indivíduos para cursos de qualificação. A meta dessa solução é melhorar a empregabilidade para até 25 milhões de trabalhadores.

Continua após a publicidade

A Microsoft também anunciou a doação de créditos de nuvem para auxiliar na melhoria do Sistema Nacional de Emprego (SINE).