Mercedes substituirá robôs por seres humanos em linha de montagem

Por Redação | 26.02.2016 às 10:23

Seguindo na contramão do mercado, a Mercedes-Benz anunciou que está substituindo alguns de seus robôs por seres humanos na fabricação do novo Classe-S. Os humanos serão responsáveis por construir pequenas, mas importantes partes do veículo. Segundo as informações, os robôs da fábrica da montadora alemã estão sobrecarregados devido aos opcionais oferecidos no Classe-S — que incluem até mesmo quatro tipos diferentes de tampas da válvula do pneu.

Há alguns fatores importantes que levaram a fabricante a tomar tal decisão. O mercado de carros de luxo atual exige muito mais do que conforto. Os compradores estão cada vez mais sedentos por modelos personalizados. Características de distinguam um carro do restante, bem como os opcionais extra,s já se mostraram extremamente rentáveis para as fabricantes de automóveis mais sofisticados.

"Os robôs não podem lidar com o grau de individualização e as muitas variantes que temos hoje", disse o chefe de produção da montadora, Markus Schaefer. "Estamos economizando dinheiro e protegendo o nosso futuro, empregando mais pessoas".

Claro que a mudança na fábrica da Mercedes na cidade de Sindelfingen, na Alemanha, não representa a substituição total dos robôs. Eles ainda vão continuar fazendo o trabalho mais pesado e as tarefas repetitivas, como soldagem, pintura e montagem do motor. A decisão da empresa é apenas uma adaptação para conseguir deixar seus carros de luxo mais personalizáveis.

Via Mashable

Fonte: http://mashable.com/2016/02/25/mercedes-replaces-robots-with-humans/#mpeoxoN5oEq8