Em alta, BairesDev busca desenvolvedores latino-americanos com seleção rigorosa

Por Redação | 14 de Dezembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação / BairesDev
Divulgação / BairesDev

Todos os meses, 100 mil candidatos buscam uma vaga como desenvolvedor na BairesDev. Isso representa 1,2 milhão de interessados em ingressar na empresa todo ano. Esse volume é maior do que o recebido por qualquer um dos concorrentes da organização.

Os inscritos devem passar por um processo seletivo complexo e rigoroso. Apenas 1% dos interessados é recrutado — um índice bem menor do que o de seleção para a Universidade de Harvard, nos EUA, em que quase 5% dos aspirantes são aprovados. Em 2020, Harvard teve 40.248 candidatos e admitiu 1.980 deles — ou seja, 4,92% dos interessados conseguiram uma vaga.

Atualmente, a empresa tem mais de 3 mil empregados. E quer continuar a aumentar a equipe: até o fim de 2024, a expectativa é ter mais de 10 mil colaboradores. A ideia é atrair cada vez mais programadores latino-americanos seniôres que tenham interesse em trabalhar em um ambiente multicultural com clientes dos EUA, desenvolver projetos desafiadores e crescer profissionalmente.

Muito antes de todo o mundo ter de se voltar para o trabalho remoto em razão da pandemia de covid-19, a BairesDev já adotava esse modelo. Há mais de oito anos a opção está disponível na companhia — e, para aqueles que preferem se deslocar até o escritório, a empresa oferece espaço em coworks em diferentes localidades.

Crescimento acelerado

A BairesDev tem sido a companhia de serviços de tecnologia da informação que mais cresce no mundo há seis anos consecutivos. Nos últimos quatro anos, as receitas da organização aumentaram, em média, 52% anualmente. Até o fim de 2021, a estimativa é atingir 110% de acréscimo na arrecadação.

Mesmo em meio à crise global provocada pelo novo coronavírus, a BairesDev está em seu melhor momento: de 400 colaboradores em 2018, já tem mais de 3 mil atualmente. A caminho de se transformar em um dos próximos unicórnios latino-americanos (título dado a startups que valem mais de US$ 1 bilhão), a companhia é a maior nessa categoria que não recebeu investimento externo.

Um dos motivos para a sobrevivência da organização em meio à pandemia foi o fato de ela, desde sua fundação, ter um modelo distribuído e remoto. Com isso, enquanto todos tentavam se adaptar à emergência sanitária, a BairesDev pôde seguir com suas atividades normalmente — uma vez que toda a equipe estava completamente adaptada.

Nacho de Marco, fundador e CEO da BairesDev, aponta que gerenciar uma equipe remota é diferente de fazê-lo de forma presencial. “Não se trata de ser mais fácil ou mais difícil, mas é diferente. E isso levou muitas empresas a terem dificuldades de adaptação com a chegada da pandemia.”

Processo de seleção

Durante o processo de seleção da empresa, os candidatos passam por muitas etapas. A primeira delas é a inscrição: a partir do perfil do profissional, a empresa usa algoritmos para direcioná-lo para a vaga mais adequada.

Em seguida, vêm os testes online. O sistema envia de oito a 12 testes, seguindo as habilidades do participante. Assim, um desenvolvedor Java, por exemplo, vai ter testes relacionados a Java, programação orientada a objetos, SQL, algoritmos, front-end, back-end, quociente de inteligência (QI), inglês e outros — de acordo com a vaga pretendida.

Se for aprovado, o interessado vai para a entrevista com a equipe de recursos humanos da BairesDev. Além da experiência, os especialistas avaliam as habilidades de comunicação, o comprometimento e a personalidade do candidato para determinar se ele se encaixa na equipe.

A próxima fase é composta de testes escritos. Eles são ainda mais específicos que os anteriores e o objetivo dessa avaliação é observar o conhecimento prático de tecnologia do profissional bem como sua forma de abordar projetos criativos.

Na etapa seguinte, os aprovados passam por uma entrevista técnica. As perguntas são bastante específicas e relacionadas a projetos potenciais de que o candidato possa participar — o que inclui a solução de problemas em tempo real. Aqueles que têm um bom desempenho nesse estágio são contratados para ser os desenvolvedores que vão atender os clientes da BairesDev.

Combinação entre profissionais e clientes

Todos os selecionados vão, em algum momento, ser direcionados para projetos disponíveis na empresa. Quem faz isso é uma solução com inteligência artificial dedicada a fazer as melhores combinações possíveis entre equipe e escopo. Chamado de Staffing Hero, o sistema mescla habilidades tecnológicas e comportamentais, desempenho e disponibilidade.

Uma característica fundamental das equipes de desenvolvedores da empresa é a diversidade. A companhia busca ajudar cada profissional a desenvolver todo o seu potencial e ser bem-sucedido, independentemente de gênero, orientação sexual, religião, etnia ou classe social. Todos os profissionais da BairesDev são incentivados a ser continuamente a melhor versão de si mesmos.

Essa metodologia atrai clientes de todos os segmentos e tamanhos. Entre eles estão Google, Rolls-Royce, Pinterest, Motorola, Viacom e muitos outros. A satisfação desses clientes faz a empresa ser recomendada para novos interessados: 17% dos novos contratos vêm justamente por indicação. Pesquisas internas apontam que 93% dos clientes pontuam a experiência que tiveram com 8/10 ou mais.

A diversidade das equipes garante que o desempenho nos projetos atinja os níveis mais altos do segmento. Os profissionais são encorajados a indicar colegas que possam contribuir para a diversidade do ambiente — quando os candidatos indicados são contratados, seu contato é recompensado.

Todas essas iniciativas têm feito a companhia conquistar os mais variados prêmios. Um dos mais recentes é justamente o Prêmio de Melhor Empresa para Diversidade 2020 ao obter pontuação de diversidade de 96/100, o que a coloca entre as 5% melhores corporações nos EUA com 1.001-5.000 funcionários.

A organização conquistou, ainda, a distinção de ser uma das melhores empresas para remuneração nos EUA em 2020. E mais: a BairesDev está posicionada entre as cinco primeiras empresas de desenvolvimento web do mundo, em uma lista com mais de 35 mil companhias.

No momento, a BairesDev tem cerca de 900 vagas abertas na América Latina. Quer se candidatar a uma delas? Na página de carreiras da empresa, você encontra mais informações sobre áreas de atuação, responsabilidades, benefícios e já pode até se inscrever para o processo seletivo da companhia.