Como montar um currículo de sucesso? Recrutadora do Google dá dicas

Como montar um currículo de sucesso? Recrutadora do Google dá dicas

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 14 de Janeiro de 2022 às 21h20
Reprodução/João Ferrão/Unsplash

Os processos seletivos são longos e difíceis, como todo mundo sabe. E tudo começa no currículo, uma primeira etapa que muitos ainda não sabem como realizá-la direito. Grandes empresas gostam quando ele é direto, bem planejado e em ordem cronológica decrescente. É o que preferem as recrutadoras do Google, por exemplo.

De acordo com Kelly Maia, líder de recrutamento na área de tecnologia do Google Brasil, o currículo tem o objetivo de fornecer o perfil da pessoa candidata para o empregador. “Caso não tenha uma experiência formal de trabalho, é válido colocar outras experiências para compartilhar com os recrutadores, como trabalho voluntário, grupos de estudos, projetos de GitHub [fórum de desenvolvedores] e outras habilidades”, afirma.

No caso do Google, se a vaga de emprego avaliada é júnior, os recrutadores priorizam mais o comportamento do candidato do que a experiência prévia. “Reparamos em fatores como o raciocínio lógico, ou seja, a capacidade de traçar soluções para resolver problemas e a liderança, como começar um projeto e engajar outras pessoas para aquele objetivo em comum”, explica Karen Novaes, recrutadora do Google para América Latina. É o mesmo discurso de outra empresa de tecnologia, a Vtex, em entrevista recente ao Canaltech.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Há uma regra geral, no entanto, que vale para qualquer posição: jamais minta sobre sua formação e habilidades. “Ninguém consegue sustentar um papel por muito tempo após a contratação e há oportunidades para todos os perfis. O mais importante é a autenticidade e a honestidade”, afirma Karen.

Veja abaixo mais dicas das recrutadoras:

Adapte o currículo à vaga

Não existe um único formato de currículo para todas as situações, por isso você precisa adaptá-los para cada vaga a que concorre. É essencial estudar sobre a empresa, sobre a vaga e ajustar o seu currículo conforme as características do cargo aberto e do lugar onde pretende trabalhar. Esses ajustes vão realçar detalhes que são mais buscados em uma vaga ou em outra e vão fazer o perfil chamar mais atenção dos recrutadores.

Planeje as sessões do seu currículo

Há alguns dados que não podem faltar, como contatos atualizados, experiências profissionais e acadêmicas. Outras informações relevantes são objetivos, atividades extracurriculares, idiomas, domínios técnicos, habilidades, competições de matemática e programação.

Para cargos como desenvolvedoras de software, vale listar linguagens de programação, os tipos de tecnologias com que trabalha e que tipo de projetos se envolveu.

Se possível, deixe em uma página

Se a pessoa candidata não está buscando uma vaga sênior ou que precise de portfólio, um currículo de uma página é o ideal para chamar a atenção dos recrutadores. Coloque brevemente um pouco da sua jornada e das suas experiências ao longo dos anos de forma organizada, em lista. Prefira a simplicidade e objetividade.

(Imagem: Reprodução/Van Tay Media/Unsplash)

Escreva de forma clara

Detalhes como espaçamento, tamanho da fonte, formatação, erros gramaticais e formato em PDF também são pontos importantes que os recrutadores levam em consideração. Revise tudo antes de enviar

Prefira a ordem cronológica

As experiências devem ser acrescentadas em ordem cronológica decrescente, ou seja, do mais recente para o mais antigo. Inclua as datas de início e término de cada atividade quando possível, ou “atual” para cursos e experiências em andamento e “incompleto” para estudos não finalizados, informando quando será a previsão de conclusão.

Seja verdadeiro

O currículo conta a sua história e ajuda a empresa a encontrar um candidato que se realizará naquela posição. Por isso, é importante que ele seja um reflexo de suas habilidades, experiências e aspirações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.