Oito dicas para brilhar em sua entrevista de emprego

Por Colaborador externo
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Por Drew Banks*

Hoje, 89% dos profissionais globais acreditam que se comunicar com clareza reflete diretamente em sua carreira. Com o elevado número de candidatos que disputam empregos, é importante sentir-se confiante na hora de compartilhar suas ideias – principalmente no cenário atual da contratação.

Quando você está em um processo seletivo, é cada vez mais comum que um empregador peça para visualizar suas conquistas e conjunto de habilidades em forma de apresentação. Vendas, marketing, relações públicas e educação são apenas algumas das carreiras que estão solicitando frequentemente aos candidatos um material para ser apresentado em sua entrevista. Mesmo que não sejam cruciais, elas estão se tornando cada vez mais comuns para profissionais de níveis seniores.

Se falar em público e se comunicar de forma clara forem algumas das habilidades exigidas, há uma grande chance de você ser desafiado a mostrar um pouco do que sabe fazer .

É fácil se sentir inseguro ao se apresentar em uma entrevista de emprego e até ficar ‘intimidado’. Criar uma apresentação dinâmica, envolvente, que seja eficaz e condizente com suas ideias muitas vezes é mais fácil na teoria do que na prática, e essa é uma frustração frequente compartilhada por candidatos quando disputam uma vaga.

Não são apenas profissionais de vendas que necessitam atualizar seus currículos e torná-los visualmente mais atrativos. As apresentações são necessárias para uma ampla gama de indústrias, incluindo moda, design gráfico, educação e serviços financeiros.

Independentemente da vaga que você procura, os candidatos estão dispostos a serem cativantes e memoráveis. No entanto, muitos costumam cair no primeiro obstáculo e exagerar, deixando uma má impressão. Mas não se assuste – há muitas ferramentas disponíveis que podem ajudar até mesmo aqueles que não têm muitas habilidades tecnológicas, mas que serão suficientes para deslumbrar seu entrevistador.

1. Brainstorm sem fronteiras

Desde o início, é importante reservar um tempo para discussões. Debater ideias com amigos ou colegas de trabalho é uma maneira de encontrar uma nova perspectiva, mesmo que futuramente você precise de outros meios. Muitos pacotes de software em nuvem permitem a colaboração em tempo real de usuários on-line, de modo que as ideias e inspirações podem ser compartilhadas instantaneamente e vindas de qualquer lugar do mundo.

2. Escolha a ferramenta certa

É importante que você escolha uma ferramenta de operação simples. As ideias fluem melhor quando se mantém o trabalho em uma plataforma ou programa que oriente todo o processo, desde a preparação até a apresentação. No entanto, certifique-se de não se deixar enganar pelas aparências - há uma série de ferramentas que certamente impressionarão mais do queo estilo o tradicional de PowerPoint.

O PowToon, por exemplo, é um software de apresentação animada gratuito, produzido por animadores e designers gráficos. Outra opção é o Prezi, ferramenta online que oferece uma tela 3D aberta para apresentações. Para uma versão mais simplificada do PowerPoint, o Google Drive Apresentação permite que múltiplos usuários visualizem e colaborem com o documento online.

3. Tenha uma estrutura definida

A estrutura da apresentação pode lhe transmitir confiança e lhe assegurar uma performance espetacular. Certifique-se desde o início que você compreende todas as partes relevantes da exibição. Cada uma deve, naturalmente, seguir o percurso da anterior. Introduza o assunto: diga ao público sobre o que se trata a sua apresentação. Explique os pontos que você deseja destacar. Termine com um resumo de todos os pontos.

4. Treine

Ensaiar é essencial para se sentir bem no grande dia. Descubra o que funciona melhor para você: falar em voz alta para si mesmo no chuveiro, pegar táticas de apresentação de vídeos ou simplesmente familiarizar-se com a sua apresentação. Mantenha-a curta e agradável. Lembre-se de perguntar ao seu entrevistador se ele prefere manter a apresentação aberta para questionamentos a todo momento ou reservar um momento no final para perguntas.

5. Aprenda a controlar o nervosismo

Tome cuidado com o entusiasmo - mãos agitadas podem distrair a atenção. A chave é relaxar, mas, ainda assim, manter-se alerta. Permanecer calmo, firme e confiante ajuda a manter a atenção do público no conteúdo.

6. Fale naturalmente

Ler o que está escrito em slides estáticos não é uma boa ideia para uma apresentação empolgante. Prepare-se com antecedência e fale com o seu público-alvo em um tom de conversa (mas não deixe que isso se transforme em bate-papo). Mesmo que a palavra seja sua, pense na apresentação como uma conversa de duas vias, fazendo com que o entrevistador siga sua linha de raciocínio.

7. Faça contato visual

Conectar-se com o seu público é essencial para manter o interesse. Uma vez que você começar a fazer contato visual, a apresentação se torna mais confortável. Você pode sentir que realmente há uma troca de ideias.

8. Responda às perguntas com honestidade e seja conciso

Esta é a sua chance de medir o interesse de seu entrevistador e explorar aquilo que não coube na apresentação. No entanto, se você não sabe a resposta de uma pergunta, é perfeitamente aceitável dizer que não sabe, mas oferecer-se para respondê-la depois, em outra ocasião.

A chave para comunicar suas ideias de forma eficaz é traduzi-las em uma narrativa que cativa e convence o seu publico. Para se inspirar, pesquise na internet e aprenda com outros apresentadores que fazem isso com maestria. Não há mal nenhum em usar recursos online para elaborar uma apresentação de sucesso.

* Drew Banks é chefe de negócios internacionais no Prezi

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