Publicidade

8 dicas de comportamento para entrevistas de emprego online

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Março de 2022 às 15h44

Link copiado!

Envato/Rido81
Envato/Rido81

A pandemia de covid-19 tornou as entrevistas de emprego online mais populares. Por isso, é importante que o candidato saiba se portar quando for convidado para uma conversa desse tipo.

Isso porque é necessário saber se portar de forma profissional mesmo quando está no ambiente doméstico. Assim, é mais fácil manter uma imagem de credibilidade e atingir o objetivo de ser contratado. Veja, a seguir, oito dicas de comportamento para essas situações.

1. Escolha um local adequado

Continua após a publicidade

Lembre-se de que o foco da entrevista é você e evite chamar atenção para outros pontos do vídeo — como paisagens, móveis, pessoas e barulhos. Então, escolha um local calmo com fundo neutro.

2. Mantenha uma boa postura

Mesmo em uma entrevista online, o entrevistador analisa o comportamento e a postura corporal do candidato. “Evite apoiar os cotovelos na mesa de forma relaxada, fazer outras tarefas durante a chamada, esfregar os olhos e desviar o olhar da tela”, ensina Jennifer de Paula, especialista em marketing.

Continua após a publicidade

3. Mantenha comunicação clara

Procure ser o mais objetivo possível e evite falar demais ou sair do foco da pergunta. “Uma boa ideia é gravar um vídeo de si mesmo ou utilizar o espelho para controlar a ansiedade e não esquecer de pontos importantes”, diz Jennifer.

4. Olhe para a câmera

Quando estiver falando, olhe diretamente para a câmera de forma a estabelecer contato visual com o entrevistado. Quando for a vez do entrevistador, ao contrário, olhe para a tela e perceba detalhes nas expressões dele.

Continua após a publicidade

5. Controle o tom de voz

Encontre um tom amigável e aguarde de 2 a 3 segundos para responder a cada pergunta, de forma a evitar sobreposição. “De preferência, utilize fone com microfone para não precisar utilizar a captação de voz a distância do aparelho.”

6. Vista-se de forma adequada

Continua após a publicidade

Entrevistas de emprego online não são menos formais. Então, busque se vestir de acordo com a proposta e o estilo da empresa, bem como use o cargo desejado como referência para escolher o traje.

7. Prepare algumas respostas

Como algumas perguntas de entrevistas de emprego são padronizadas, vale ter respostas prontas para demonstrar confiança. “Tenha em mente a pretensão salarial, a motivação, onde se vê daqui a alguns anos, por que deve ser contratado, conquistas profissionais, pontos fortes, pontos a melhorar, o que faz no tempo livre, como reage a críticas e outras”, exemplifica Jennifer.

8. Verifique sua conexão com a internet

Continua após a publicidade

Como a entrevista é online, é fundamental garantir uma boa conexão. Sempre confirme antecipadamente e escolha aparelhos ou dispositivos com melhor desempenho.