Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja 5 tipos de eventos para investir no seu negócio na retomada pós-covid

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Novembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Headway/Unsplash
Reprodução/Headway/Unsplash

Apesar de a sociedade ter se adaptado a um status quase 100% online na pandemia de covid, parecia inevitável voltarmos a sair de casa após a vacinação da população. E é por isso que os eventos estão retornando, incluindo os de empreendedorismo. Em outubro, por exemplo, o Sebrae voltou a organizar o Startup Summit em Florianópolis em um local físico após uma edição totalmente online em 2020.

Feiras e eventos são responsáveis por 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de entidades setoriais. As medidas preventivas contra o coronavírus chegaram a atingir 97% deste setor, então retomar as atividades presenciais voltaram a ser fundamentais para os negócios.

“Para os empreendedores que buscam aumentar a credibilidade no mercado, fortalecer a marca, impulsionar negócios, engajar colaboradores e manter relações com comunidades, investidores, fornecedores e até mesmo concorrentes, os eventos corporativos são essenciais. A expectativa para 2022 é que eles voltem com força total”, prevê Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup recifense que manté uma plataforma de organização de eventos online.

Continua após a publicidade

Os empresários agora desejam aproveitar o renovado interesse do público por encontrar as pessoas presencialmente de novo. Se você é um desses empreendedores, Reinaux elencou cinco formatos interessantes que podem ajudá-lo de acordo com a necessidade.

Summits

Esse tipo de evento significa “topo” em inglês, mas pode ser chamado em português de conferência. Tem o objetivo de trazer o melhor conteúdo da área da empresa organizadora e atrair um público grande, com centenas de participantes e formado majoritariamente por gente do setor. As palestras normalmente são ministradas por especialistas e busca-se criar uma experiência relevante, com conteúdos ricos, networking, debates, benchmark empresarial, dados mais recentes do setor e insights estratégicos.

Continua após a publicidade

Congressos

Também são considerados grandes eventos, mas aqui são organizados em torno de um tema central. Oferecem na programação seminários, palestras, workshops e outras atividades. Podem atingir alcance nacional ou internacional, com convidados do exterior. Esse tipo de evento reúne basicamente diversos tipos de pessoas interessadas no tema proposto: desde o público leigo até profissionais da área, permitindo boas trocas de experiências.

Convenções

Muito parecida com o summit ou congresso, a convenção se diferencia dos dois por priorizar uma interação mais intensa entre os participantes, com apresentações e vendas de produtos e serviços. Muitas vezes não é voltada ao público geral; é comum, por exemplo, uma grande empresa realizar um evento desses para seus próprios funcionários para trocar experiências. Outra opção é criar uma convenção para representantes de outras empresas com o objetivo de fechar negócios.

Continua após a publicidade

Feiras

As feiras são um pouco mais simples que os summits, mas ainda reúnem diversas empresas, produtos e serviços em um mesmo ambiente, valorizando networking e fechando negócios. Normalmente trazem muitos estandes e algumas áreas para debates com pequenos públicos. Também pode atrair um grande número de participantes, dependendo de seu escopo.

Lançamentos

Tipo de evento criado para lançar e divulgar um produto ou serviço, voltado aos principais interessados e alguns públicos estratégicos, como compradores, imprensa, colaboradores e patrocinadores. A ideia é criar certa expectativa e desejo em torno do produto lançado. Um bom exemplo disso são os grandes lançamentos de celulares de empresas como Apple e Samsung.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil