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Como reter clientes usando inteligência artificial? IBM dá três dicas

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Janeiro de 2022 às 17h00

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Reprodução/Austin Distel/Unsplash
Reprodução/Austin Distel/Unsplash

Assistentes virtuais com inteligência artificial se popularizaram para atender à demanda de clientes que ficaram mais exigentes com a qualidade do atendimento, principalmente durante a pandemia de covid, que levou a uma transformação digital mais assertiva nas empresas. A IBM, gigante do setor, defende abordagem ágil, programas criados de ponta a ponta e aplicação de processos repetíveis para as empresas reterem mais clientes usando IA.

O aprendizado de máquina permite que as plataformas analisem e personalizem as necessidades, os comportamentos e os dados do cliente para trazer melhores ofertas e permitir que os serviços se adaptem às circunstâncias do público. No entanto, as empresas enfrentam desafios técnicos em sua implementação, principalmente por não conhecerem ou terem uma estratégia definida de IA. Por isso as dicas abaixo podem ajudá-las a ter um ponto de partida.

As três práticas da IBM para reter clientes usando inteligência artificial

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Use uma abordagem ágil e centrada em pessoas

Para entender melhor as necessidades do cliente, as metodologias ágeis podem realizar várias sessões de chuvas de ideias com os clientes no início de um projeto, permitindo que a IA se alinhe aos principais problemas e desejos do consumidor. A prototipagem e a repetição dessas ideias devem ocorrer antes da criação das soluções em si.

Em caso de desistência de clientes, é necessário um sistema mais inteligente para priorizar quais deles possuem alto risco de sair do radar da empresa. É fundamental ter sistemas confiáveis e que produzem saídas de IA Explicável, ou seja, em que os resultados da solução podem ser compreendidos por humanos.

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Crie estruturas de ponta a ponta para aplicativos de IA

O modelo de trabalho chamado AI Ladder, criado pela IBM mas que se tornou referência no mercado com aplicações em outras empresas, fornece uma estrutura de trabalho clara, com cinco áreas que ajudam no desenvolvimento do programa de ponta a ponta:

  1. Como modernizar-se para que seus dados estejam prontos para um mundo de IA e de nuvem híbrida;
  2. Como tornar os dados simples e acessíveis;
  3. Como criar uma plataforma de análise pronta para os negócios;
  4. Como desenvolver e dimensionar a IA com transparência e confiança;
  5. Como colocar a IA para funcionar em toda a organização.

Reduza a complexidade e aumente os processos de IA repetíveis

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De acordo com um estudo da IBM, 86% das empresas do Brasil disseram que estão usando ou têm planos de implementar algum tipo de software de automação nos próximos 12 meses, o que lhes permitirá transformar seus processos de forma eficiente e lucrativa. Para acelerar a implementação de IA em todo o negócio, é mais eficiente criar uma plataforma única para implementar todos os aplicativos inteligentes, padronizar os processos e fortalecer os resultados de negócios.