Bill Gates acredita que fim da pólio depende de "metas audaciosas" e "otimismo"

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2016 às 08h39
photo_camera Bill and Melinda Gates Foundation

Bill e Melinda Gates publicaram nesta terça-feira (23) a já tradicional carta anual voltada para a fundação administrada pelo casal. Na missiva, ambos revelam os superpoderes que gostariam de ter: mais tempo e mais energia. A questão veio à tona durante uma sessão de perguntas e respostas conduzida pelo Sr. e Sra. Gates para estudantes do ensino médio do estado de Kentucky, conforme explica o texto.

A fim de falar sobre metas – e, novamente, sobre a carta -, os Gates dedicaram um tempo ao vivo no YouTube e à celebridade da internet John Green. Novamente, a questão dos poderes: “Quais são seus super-heróis favoritos?”, pergunta um internauta.

Super-Homem e Mulher-Maravilha

No caso de Melinda Gates, a Mulher-Maravilha. “Eu adoro o fato de ela possuir aqueles enormes braceletes”, disse ela. “E ela também possui o laço da verdade. Qualquer homem que seja laçado pelo laço, caso seja um vilão, terá que dizer toda a verdade. Eu acho isso realmente incrível”.

bill melinda gates

Já o fundador da Microsoft ficou com o Super-Homem. “Ele tem muitos poderes”, disse ele. “Ele não é do tipo que pode fazer apenas uma pequena coisa, tentando fazê-la se encaixar. Ele pode voar, pode ver através das paredes; é realmente um sujeito muito forte”.

A moral da história

Seguindo adiante na sessão via YouTube, alguém perguntou como os Gates fazem para não se sobrecarregar com todas as pessoas necessitadas e com problemas sérios que são alvo da Fundação Bill & Melinda Gates. Particularmente, como o duo lida com o fato de não ter tempo e energia suficientes.

“Pense sobre o que você pode e sobre o que está fazendo, não sobre o que não consegue fazer”, respondeu o consultor honorário da Microsoft. “Se você pensa apenas de forma negativa, ‘Oh, você deveria se sentir mal em relação a isso’ e ‘Por que você tem tanto enquanto as pessoas não têm todas essas coisas’ – essa postura derruba as pessoas”.

bill gates

Ele continua: “Por outro lado, caso você diga, ‘Ei, isso está melhorando e você pode acelerar essa mudança’, então eles assumem uma postura de ‘Eu quero fazer parte disso’”.

A Fundação Bill e Melinda Gates e o fim da poliomielite

Gates afirmou ainda que o foco atual da fundação mantida com a esposa são as questões de saúde, garantindo que ela execute sempre várias avaliações em seus programas. Ademais, ambos visitam constantemente as pessoas atendidas e também aquelas que ainda não estão ao alcance da filantropia.

Entre as principais lutas da fundação, encontra-se o combate à poliomielite. “Eu encontrei a última criança na Índia que ficou paralisada por causa da pólio”, contou o executivo. “É uma história bem triste, já que aquele menino vai crescer tendo que encarar diversas limitações. Mas aquela foi a última criança na Índia que pegou pólio. Agora, nós estamos partindo para os últimos países, Paquistão e Afeganistão, e, seja neste ano ou no próximo, para os últimos casos no mundo”, explicou ele.

bill melinda gates foundation

Para Bill e Melinda Gates, trata-se, portanto, de “metas audaciosas”, “progresso” e “otimismo”. Dessa forma, “você não se desespera ao saber que ainda há muito por fazer”. Bem, se vale para o fim da pólio, então também deve funcionar para os problemas mais triviais do cotidiano.

Fonte: The Gates Notes (YouTube)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.