Kim Dotcom cancelou festa de aniversário por motivos políticos

Por Redação | 20 de Janeiro de 2014 às 13h05

De última hora, Kim Dotcom decidiu cancelar a Party Party, que aconteceria nesta segunda-feira (20) na Vector Arena, uma casa de shows em Auckland, na Nova Zelândia. O evento serviria não apenas para comemorar o aniversário do fundador do Mega e também o lançamento do Baboom, seu novo serviço de música. Na ocasião, o empresário também anunciaria oficialmente sua entrada na política, com a criação de um partido.

O problema é que tal ato fere as leis neozelandesas. De acordo com a Seção 217 (2) do Ato Eleitoral da Nova Zelândia, citada pelo site Ars Technica, oferecer comida, bebida ou entretenimento com fins políticos é ilegal, pois influencia o voto dos envolvidos. Kim Dotcom foi avisado formalmente, por email e telefonemas, durante o final de semana.

Mais de 25 mil pessoas haviam se registrado no site da Party Party para receber um convite gratuito para a festa. Em um email enviado para todos os cadastrados, Dotcom foi sincero e afirmou que o evento foi cancelado justamente por ferir regras eleitorais da Nova Zelândia, país onde mora desde 2010.

A escolha da data também lembra o segundo aniversário das batidas policiais que resultaram no fim do Megaupload, em 2012. Na época, o FBI conduziu uma operação conjunta com órgãos internacionais para apreender computadores e prender suspeitos. A proximidade com o aniversário de Dotcom foi escolhida já que ele e muitos dos envolvidos na direção do site de downloads estariam na Nova Zelândia para a comemoração.

Em declarações feitas pelo Twitter, o empresário afirmou que seu partido político teria como foco os jovens e o público online, que normalmente não vota nem confia nas palavras dos governantes. A ideia, afirmou ele, é tornar a política “divertida”. Com o cancelamento da Party Party, porém, possivelmente teremos que esperar mais algum tempo para conhecer os planos de Dotcom nesse sentido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.