Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube anuncia venda de cursos na plataforma, quizzes e muito mais

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Março de 2023 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Nesta terça-feira (14), aconteceu o evento “YouTube Conexões: Um diálogo sobre educação digital” em São Paulo. A maior plataforma de vídeos do mundo anunciou uma parceria com a UNESCO — para a reformulação do canal YouTube Edu — e o lançamenot de três novas ferramentas educativas no Brasil.

O canal YouTube Edu oferece acesso a um conteúdo educacional alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de maneira gratuita, visando auxiliar estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio a complementar os estudos. A nova versão do canal conta com uma atualização completa dos materiais, que foram selecionados pela UNESCO, com mais diversidade de gênero, cor e representatividade regional.

Durante o evento, também foram anunciados três novos produtos para educação: Cursos, Player for Education e Quizzes. Para Clarissa Orberg, Gerente de parcerias estratégicas para conteúdos infantis, educacionais e de saúde no YouTube Brasil, o principal objetivo das novidades é democratizar o acesso à educação através da plataforma de vídeos — apoiando a redução de desigualdades.

Continua após a publicidade
"Poder lançar tantas boas ferramentas e produtos novos para esse fim é de extrema alegria para nós e desejamos continuar esse trabalho, permitindo que diferentes contextos sociais tenham acesso a materiais educacionais de qualidade de forma gratuita," afirma Orberg.

Novas ferramentas educacionais no YouTube

Jonathan Katzman, Diretor de Produtos de Educação do YouTube, conversou com o Canaltech sobre o lançamento das novas ferramentas. O executivo está na empresa a pouco mais de um ano e, antes de ingressar no Google, foi diretor de produtos e fundador do Minerva Project — que fundou a universidade de Minerva —, além de atuar em startups e empresas de tecnologia. Confira os detalhes dos novos produtos educacionais do Google, a seguir;

Continua após a publicidade

1. Cursos

A ferramenta visa fomentar ainda mais o ecossistema de educação da plataforma, onde criadores poderão disponibilizar cursos gratuitos ou pagos, em uma playlist estruturada e com direito a materiais de apoio. Segundo o anúncio, o primeiro vídeo de um curso pago sempre poderá ser reproduzido de maneira gratuita, oferecendo aos usuários a oportunidade de decidir se desejam prosseguir com a compra.

Quando questionado sobre porque os usuários deveriam comprar ou vender seus cursos no YouTube, Jonathan ressaltou a praticidade em encontrar os conteúdos onde os criadores já estão — sem precisar mudar de plataforma, ou se registrar em outro site, tendo que disponibilizar seus dados pessoais e de pagamento, por exemplo. Além disso, o YouTube ainda pretende incorporar "as melhores partes do YouTube" nos cursos, como transmissões ao vivo.

O que os Cursos no YouTube vão oferecer de novo para os consumidores?

Continua após a publicidade

Consumidores que adquirirem um curso pelo YouTube terão acesso a alguns benefícios que antes eram exclusivos da assinatura da plataforma, o YouTube Premium. Os cursos pagos são livres de anúncios e podem ser reproduzidos em segundo plano. Em entrevista para o Canaltech, Jonathan revelou que um dos planos para o futuro dos Cursos é permitir que os usuários possam fazer download dos vídeos e acessar o conteúdo offline.

Neste primeiro momento, Katzman revela que apenas alguns tipos de criadores terão a oportunidade de publicar os cursos na plataforma: "(...) criadores que já têm algum tipo de credibilidade no ecossistema do YouTube, que seguem as diretrizes da plataforma e tudo nesse aspecto". A ferramenta será disponibilizada para o público geral gradualmente.

Por fim, o executivo reforça que os cursos não ficarão limitados aos conteúdos institucionais. "Com os cursos, esperamos cobrir qualquer assunto desde tópicos profissionais, como negociação comercial ou 'como fazer meu currículo', até a vida pessoal, em 'como assar e cozinhar', e coisas desse tipo", disse Jonathan.

2. Player For Education

Continua após a publicidade

O Player for Education é uma maneira segura de incorporar conteúdos em ambientes educacionais através de um player elaborado para não causar distrações nos estudantes, de maneira que não possui anúncios e não coleta dados. Os conteúdos podem ser feitos por todos os tipos de criadores, mas eles precisarão sinalizar qual tipo de vídeo será oferecido para o player, bem como quais sites e aplicativos devem ser bloqueados ou permitidos.

Apesar de não contar com os anúncios, a monetização não é um problema, visto que as parcerias são feitas com empresas licenciadas, de maneira que o Google consegue repassar os valores para os criadores. A empresa ainda anunciou que, nestes primeiros dois anos, o YouTube abrirá mão de sua participação na receita para remunerar os "EduTubers".

3. Quizzes

Continua após a publicidade

Visando auxiliar os estudantes a aplicar o que aprenderam e aos criadores que seus espectadores estão absorvendo os conteúdos, o YouTube lançou o "Quizzes". A ferramenta permite que os criadores disponibilizem perguntas de múltipla escolha sobre o que foi ensinado no vídeo, oferecendo novas maneiras de interação e engajamento entre criador e audiência. A ferramenta já está disponível para dispositivos Android e em breve deverá ser lançada para iOS.