Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MEC prevê aulas online em universidades até 1º de março de 2021

Por| 08 de Dezembro de 2020 às 16h50

Link copiado!

 Nick Morrison / Unsplash
Nick Morrison / Unsplash

No último dia 2, o Ministério da Educação (MEC) determinou que instituições federais de ensino superior voltassem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Entretanto, o ministério recuou horas depois e decidiu revogar a portaria que determinava esse retorno das aulas presenciais. No entanto, na última segunda-feira (7), veio à tona uma nova previsão: as instituições de ensino superior deverão retomar as aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da COVID-19.

A princípio, o ministério determinou que instituições federais de ensino superior voltassem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. O anúncio ainda apontou responsabilidade das instituições a definição dos componentes curriculares que utilizarão os recursos educacionais digitais, a disponibilização de recursos aos alunos que permitam o acompanhamento das atividades letivas ofertadas e a realização de avaliações.

Só que o MEC recebeu críticas por parte das universidades, que se recusaram a voltar às aulas presencialmente. Durante entrevista à CNN, o ministro Milton Ribeiro declarou o seguinte: "Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou. Ele ainda contou que consultou mantenedores de universidades antes e que não esperava tanta resistência. "A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população", acrescentou.

Continua após a publicidade

Nova previsão de volta às aulas

O novo anúncio do próprio Diário Oficial da União diz o seguinte: "Altera a Portaria que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e a Portaria que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus".

O anúncio ainda ressalta que "as atividades letivas realizadas por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino deverão ocorrer de forma presencial a partir de 1º de março de 2021, recomendada a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19", e que os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados "em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia de COVID-19 estabelecidas em protocolos de biossegurança".

Continua após a publicidade

A questão da volta às aulas tem sido muito delicada. Em agosto deste ano, o Canaltech colocou na balança todo o impacto que a reabertura geraria, com direito a conversa com professores, profissionais da saúde e até mesmo estudantes.

Fonte: Diário Oficial da União