Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Project Scorpio: Microsoft lançará versão mais potente do Xbox One em 2017

Por| 13 de Junho de 2016 às 15h38

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Em agosto, a Microsoft lançará o Xbox One S, uma versão 40% mais compacta que o modelo atual do console. Só que a companhia já está com os olhos no futuro, e anunciou oficialmente o Project Scorpio, codinome do próximo videogame da empresa que chegará às lojas no final de 2017.

Conforme rumores de algumas semanas atrás, o projeto vai aumentar as capacidades de hardware do Xbox One. Isso inclui resolução 4K nativa para jogos, suporte para experiências em realidade virtual, 320 GB/s de largura de memória, GPU de 6 teraflops e 8 núcleos de processamento. O desenvolvimento do aparelho é uma parceria da Microsoft com outras entidades e profissionais da indústria dos games, entre eles Todd Howard, diretor de Fallout 4.

Ainda segundo a Microsoft, "nenhum jogador será deixado para trás", pois todos os modelos do Xbox One serão capazes de rodar os mesmos jogos. A principal diferença é que, no Scorpio, eles terão melhorias que vão se beneficiar do hardware mais poderoso da máquina. Um dos exemplos citados por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, é Halo 5: Guardians: o título roda a 1080p e 60 quadros por segundo no XONE, mas não é algo estático. No Scorpio, isso não vai acontecer, pois todo game vai operar na resolução máxima o tempo inteiro.

Continua após a publicidade

"O dia de hoje marca o início do futuro dos jogos que será transmitido às novas gerações. Um futuro cheio de opções, um futuro onde todos poderemos jogar sem fronteiras", disse Spencer.

No campo da realidade virtual - uma das áreas mais populares na E3 deste ano -, Spencer contou ao The Verge que ainda não fechou nenhuma parceria. Ou, no caso, ainda não pode revelar os planos da companhia. O executivo se limitou ao dizer que "ainda não estamos prontos para anunciar algo concreto neste momento", mas destacou que um console de 6 teraflops tem potencial para atrair milhões de pessoas e empresas interessadas em investir na tecnologia de RV.

Não é comum as maiores companhias do mercado de games anunciarem tão antecipadamente seus próximos consoles. O próprio Scorpio é um exemplo, já que o dispositivo, que ainda está em desenvolvimento, sequer ganhou um nome oficial. Contudo, por causa dos vazamentos massivos dos últimos meses, a manobra da Microsoft faz sentido. Ontem mesmo, quando fotos do Xbox One S surgiram na internet antes do anúncio oficial nesta segunda-feira (13), a empresa respondeu ao ocorrido de forma irônica, com um emoticon.

Continua após a publicidade

Outro motivo que certamente levou a Microsoft a revelar o quase sucessor do Xbox One é que sua principal concorrente, a Sony, confirmou na semana passada uma versão mais potente do PlayStation 4 que, segundo a própria Sony, não será mostrada na E3 deste ano. Agora que o Project Scorpio foi divulgado abertamente ao público, isso pode mudar, já que a conferência da gigante japonesa acontece hoje às 22h00 (horário de Brasília).

Não há uma data específica para o lançamento do Scorpio, mas a previsão é que o aparelho chegue ao mercado até as festas de final de ano de 2017. Até lá, é bem provável só termos novas informações na E3 do ano que vem.