Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

E3 2019 | O que esperar da conferência da Ubisoft?

Por| 31 de Maio de 2019 às 16h26

Link copiado!

E3 2019 | O que esperar da conferência da Ubisoft?
E3 2019 | O que esperar da conferência da Ubisoft?
Tudo sobre Ubisoft

A E3 2019 está chegando e, a partir do dia 11 de junho, as portas do Los Angeles Convention Center, nos Estados Unidos, mais uma vez se abrem com as principais novidades para o mundo gamer nos próximos meses e anos. Antes disso, entretanto, temos as tradicionais pré-conferências, com as principais empresas do mercado tomando o palco para anunciar suas próprias novidades. E a Ubisoft, claro, mais uma vez vai marcar presença.

A conferência da empresa francesa já é tradicional, assim como a cara de festa e diversão que ela carrega. O que vemos todos os anos é um festival de bonecos dançarinos, bandas marciais, muita dança e, claro, tiro, porrada e bomba. Afinal de contas, mais do que a casa de Just Dance, a Ubisoft também entrega alguns dos principais games de tiro do mercado, desde opções single player e de mundo aberto até as mais conectadas ou voltadas para o mundo dos e-Sports.

E é nessa balança que dá para, desde já, afinar o termômetro e imaginar o que está por vir. Algumas coisas já foram confirmadas pela empresa, enquanto outras são possibilidades bem fortes. Existem, ainda, aquelas que estão apenas nos sonhos dos jogadores que, quem sabe, podem ser realizados no palco da produtora.

Continua após a publicidade

O que está confirmado

Como fez nos últimos anos, é bastante provável que a companhia abra os trabalhos da E3 2019 já com o anúncio de Just Dance 2020. Não que essa seja uma grande bomba, e ela nem mesmo está confirmada para explodir, mas a verdade é que o título já é uma tradição anual, que faz a gente mexer o esqueleto e coloca sempre um panda para rebolar no palco, iniciando a conferência com bastante alegria.

A lista de músicas, porém, ainda é uma incógnita, já que a Ubisoft não falou no assunto. A empresa tem uma tradição em trazer faixas populares brasileiras para o game e, da mesma forma, pode se aproveitar da febre do K-Pop para levar a empolgação asiática para os jogadores de todo o mundo. Isso sem falar, claro, nos sucessos de hoje, ontem e sempre. Nos sonhos dos fãs estão artistas como EXO, Blackpink, Ed Sheeran, Cardi B e ABBA.

Continua após a publicidade

Outra barbada, já anunciada pela própria Ubisoft ao revelar seu line-up para o evento, é a presença de Ghost Recon Breakpoint. Muita gente estranhou a revelação da “sequência” de Ghost Recon antes da E3, e por mais que o título já tenha sido mostrado, ele deve ganhar uma exibição em grande estilo no palco da conferência da Ubisoft, com direito a provável exibição ao vivo da ação cooperativa e um trailer cinematográfico que vai nos contar mais sobre a batalha da vez.

Na sequência, o que devemos ver é uma continuidade da abordagem atual da Ubisoft, com games de cauda longa e focados em uma compra única, com atualizações constantes de conteúdo para manter os jogadores engajados. E, aqui, falamos tanto de lançamentos recentes quanto de sucessos dos últimos anos, que ganharão novidades durante a E3 2019 e, possivelmente, disponibilizadas sem demora aos usuários.

O passaporte de novos operadores para Rainbow Six: Siege e guerreiros inéditos de For Honor já foi carimbado, enquanto os salvadores da pátria de The Division 2 devem ganhar novos desafios para enfrentarem na Washington sitiada. Outros games também aparecem no vídeo de apresentação da Ubisoft, com a expectativa de novos conteúdos também para Assassin’s Creed Odyssey, Trials Rising e até mesmo Steep.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a Ubisoft também já fez questão de confirmar algumas ausências. Antes mesmo que as expectativas dos fãs começassem a crescer, a empresa avisou a todos que Beyond Good & Evil 2 não dará as caras na E3 de 2019, mas terá uma apresentação ao vivo própria e cheia de novidades no dia 5 de junho. O lançamento do esperado blockbuster foi adiado para o ano que vem e, pelo jeito, a equipe parece precisar de mais um tempinho de trabalho antes de dar esse tipo de atenção ao jogo.

Outra ausência confirmada é a de Skull & Bones, com uma história parecida com a de Beyond Good & Evil 2. Novamente, temos um adiamento para, possivelmente, 2020, e a necessidade de um tempo um pouco maior para que o jogo naval possa dar as caras no evento. Os jogadores mais céticos chegam a falar em perda de esperanças, já que o game foi mostrado pela primeira vez em 2017 e, desde então, teve sua chegada empurrada cada vez mais adiante. A Ubisoft, entretanto, garante que o barco não naufragou.

Continua após a publicidade

E aí chegamos à confirmação mais enigmática de todas, com o próprio CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, afirmando ao final do vídeo de antecipação da E3 2019 que podemos esperar “mais uma ou duas novidades”. É aí que a fogueira dos rumores começa a queimar, afinal de contas, as expectativas são muito maiores.

As possibilidades

De acordo com seu mais recente relatório fiscal, a Ubisoft tem quatro jogos de peso programados para chegarem às lojas até março de 2020. Um deles já foi revelado, Ghost Recon Breakpoint, mas quais são os outros três? E se Guillemot estiver sendo preciso ao falar que “uma ou duas novidades” darão as caras na feira, quem ficará de fora?

Continua após a publicidade

Uma das possibilidades da vez é Watch Dogs 3. O terceiro título de uma das franquias mais interessantes da Ubisoft deve se passar em Londres e trazer pela primeira vez uma protagonista feminina (ou, então, um esquema de seleção de gênero do personagem principal, já que os rumores divergem). A intenção de continuar a história na capital inglesa já havia aparecido no segundo game e, agora, seria a hora da revelação.

Outros boatos apontam para um lançamento ainda neste ano. Watch Dogs 2 saiu em 2016 e acabou como um título um tanto desprezado, após as críticas e os problemas do primeiro, apesar da boa performance nas lojas. Agora mais estabelecida, a franquia pode alcançar novos ares em uma das cidades mais bonitas do mundo e a hora, para muita gente, é agora.

Outro rumor daqueles dados como certo é o de um novo game de Assassin’s Creed, desta vez, passado na era dos vikings e focado na mitologia nórdica. As indicações são diversas e vêm desde meios oficiais, como um easter egg colocado em The Division 2, até fontes oficiais ouvidas pela imprensa internacional de jogos.

Continua após a publicidade

No quadro, escondido entre os cenários da Washington devastada, está uma pessoa em vestimentas vikings segurando o que parece ser a Maçã do Éden, artefato clássico da franquia Assassin’s Creed. Acima, está a palavra Valhalla, que deixa pouco para a imaginação. Entretanto, a notícia de que Odyssey voltará a ser um foco da apresentação pode fazer com que a nova iteração dos assassinos deixe de dar as caras nesta E3, já que a anterior ainda parece ter bastante a entregar.

Por fim, temos Roller Champions, que vazou pouco antes do início do evento e, mais uma vez, permitirá que a Ubisoft se aventure no mundo dos esportes. Não é necessariamente um meio em que ela tem tradição, mas os resultados de Steep parecem ter animado a empresa a investir, agora, no roller derby, em um game com caráter competitivo que foi citado pelas fontes como um “Rocket League de patins”.

Ficam as dúvidas, entretanto, se esse pode ser considerado um dos games de peso citados pela Ubisoft em seu relatório fiscal. Diante de grandes franquias e sequências que dão as caras todos os anos, esse não parece ser o caso, mas, ainda assim, Roller Champions pode preencher um dos dois possíveis slots citados por Guillemot para anúncios durante a conferência. Qual seria o outro, então?

Continua após a publicidade

Longe dessa antecipação, a Ubisoft pode ainda dedicar um espaço de sua apresentação à parceira com a Google no Stadia. O vindouro serviço de streaming vem sendo citado por aí como o futuro da indústria de jogos eletrônicos e a empresa francesa, claro, quer estar na vanguarda. Ela pode anunciar, por exemplo, que todos os seus jogos a caminho estarão presentes no sistema ou, então, fazer alguma revelação específica e exclusiva para agradar a gigante.

Os desejos

Não seria uma E3 se os rumores não pegassem fogo e, quando se fala em Ubisoft, o que foi taxado recentemente como uma piada pode acabar se tornando real. Os jogadores não engoliram muito a desculpa da empresa de que o diretor criativo de The Division 2, Julian Gerighy, estava apenas zoando quando disse estar trabalhando em um novo game da série Splinter Cell ao lado de Dan Hay e Roman Campos Oriola, ambos da Ubisoft Montreal.

Continua após a publicidade

Seria brincar com coisa séria, afinal de contas, e mexer com o coração de milhões de fãs que esperam ansiosamente um retorno de Sam Fisher E3 após E3. A série, uma das principais da Ubisoft nas gerações anteriores de consoles, está inativa há anos, mesmo com os incessantes pedidos dos jogadores e até flertes com um retorno do agente em jogos como Ghost Recon Wildlands. A hora, será, é agora?

Outra conversa distante se relaciona ao jogo baseado na franquia cinematográfica Avatar. O jogo foi anunciado em 2017, mas a Ubisoft já avisou que ele não deve chegar antes de 2020, então é melhor que os fãs das criaturas azuis tenham paciência. Isso, claro, antes do recente adiamento do próprio filme de James Cameron que, agora, só deve estrear em dezembro de 2021.

Continua após a publicidade

A ideia de se tratar de um título que acompanhará a chegada às telonas soa óbvia, até porque há pouco hype para a franquia no momento. Existe, entretanto, uma quantidade ainda menor de informação. Só se sabe que o game baseado em Avatar está sendo feito pelos responsáveis por The Division com um novo motor gráfico; se ele será uma adaptação direta do longa ou expandirá o universo, entretanto, é um mistério.

Na direção oposta, podemos ver algumas coisas sobre as vindouras adaptações cinematográficas de jogos da Ubisoft. Além de uma sequência de Assassin's Creed, estão sendo trabalhadas versões para as telonas de The Division, com Jake Gyllenhaal, e Watch Dogs, protagonizado por Tom Cruise. Dificilmente veremos trailers ou imagens, mas seria interessante saber que tais produções não estão no limbo.

A conferência da Ubisoft na E3 2019 acontece no dia 10 de junho, a partir das 17h no horário de Brasília. No Canaltech, você acompanha a cobertura do evento, com todos os anúncios e novidades da maior feira do entretenimento eletrônico ocidental.