Publicidade

E3 2018 | O que esperar da conferência da Ubisoft

Por| 11 de Junho de 2018 às 15h30

Link copiado!

E3 2018 | O que esperar da conferência da Ubisoft
E3 2018 | O que esperar da conferência da Ubisoft
Tudo sobre Ubisoft

A E3 2018 está chegando. A feira abre suas portas em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 12 de junho, mas a ação, de verdade já começa nos dias anteriores, quando as empresas realizam suas pré-conferências e mostram tanto ao público presente quanto ao mundo, pela internet, o que há de melhor em suas linhas de lançamentos para o futuro próximo. E a Ubisoft, é claro, não ia ficar de fora dessa.

Mantendo sua tradição, a companhia francesa realiza sua conferência no dia 11 de junho, a partir das 17h (horário de Brasília). Mais uma vez, o local é o Orpheum Theatre, luxuoso teatro onde Yves Guillemot, CEO da produtora, vai apresentar todas as novidades da companhia. E é claro que, quando se fala em Ubisoft, a promessa é de grandes franquias.

Alguns nomes já estão confirmados, enquanto outros são figurinha carimbada. Mas o que todo mundo quer saber, mesmo, é sobre as surpresas e rumores. Hoje vamos dar uma olhada no que a Ubisoft tem para apresentar e o que ela pode revelar na feira, com direito à possibilidade de um sonho de muita gente se realizar.

O que está confirmado

Continua após a publicidade

Em um vídeo que prepara os fãs para a conferência, a Ubisoft já revelou alguns dos jogos que estarão na feira e, como dito, as cartas aqui são marcadas. Veremos novidades de Beyond Good & Evil 2, que recebeu uma série de novas informações recentemente e deve ganhar, pelo menos, um novo trailer na E3, além de, sonham os jornalistas, finalmente estar disponível de forma jogável para testes.

Esse, aliás, deve ser um dos grandes destaques não apenas da Ubisoft, mas de toda a feira. A sequência do clássico cult é um velho pedido dos fãs e, agora, foi alçada a um dos principais nomes da lista de lançamentos da companhia para o futuro próximo. E não há momento mais pomposo do que a E3 para dar destaque a ele.

Continua após a publicidade

Falando em sequências, aliás, a feira deve nos dar a primeira olhada real em The Division 2. O jogo já foi anunciado pela companhia e ganhou trailer de gameplay na conferência da Microsoft neste domingo (10). Ele será ambientado em Washington, mas novos detalhes devem ser divulgados durante a apresentação da empresa francesa.

Quem acompanha a Ubisoft sabe que ela tende a expandir conceitos de games originais e corrigir falhas nas continuações, o que faz com que The Division 2 e seu conceito de mundo aberto com ares de MMO futurista, mas com os pés no militarismo de hoje, se torne bastante interessante. O primeiro jogo deixou a desejar em mecânicas, mas tinha um potencial que, esperamos, seja aproveitado agora.

Vazou antes da hora, ainda, o novo capítulo da saga dos assassinos através das eras. Assassin's Creed Odyssey deveria ser uma das surpresas do evento da Ubisoft (apesar de já ter sido citado em uma lista vazada anteriormente), mas acabou sendo revelado depois que a companhia enviou alguns brindes promocionais do game para quem não devia, antes da hora. Um chaveiro revelou o título e também o cenário, com as aventuras da vez nos levando para a Grécia antiga.

Continua após a publicidade

E já que não dava mais para esconder, a Ubisoft decidiu revelar, liberando um teaser de Assassin's Creed Odyssey e gerando antecipação para a E3, com direito a chute espartano e tudo. Na apresentação, então, veremos mais sobre o game e, quem sabe, as primeiras imagens de jogabilidade, que muita gente já afirma ser bastante semelhante à do antecessor e bem-sucedido Origins.

Continua após a publicidade

Outra presença confirmada é Skull & Bones. O game foi anunciado na E3 2017, mas desde então pouco se falou sobre o assunto. O game de piratas, com jogabilidade baseada nos duelos navais de Assassin’s Creed IV: Black Flag, estava previsto para sair neste ano, mas foi adiado para 2019. Ainda assim, não falta muito e o momento é bem oportuno para apresentar um game que já deve estar bem próximo de sua forma final.

Transference é uma grande incógnita. Também anunciado no ano passado, o jogo está sendo desenvolvido em uma parceria da Ubisoft com a Spectrevision, a produtora de jogos do ator Elijah Wood. É um terror psicológico com lançamento marcado para este ano e foco na realidade virtual, e isso é basicamente tudo o que sabemos.

Wood já foi confirmado como convidado no palco da Ubisoft e a expectativa é por mais explicações sobre o game e, principalmente, as primeiras imagens de sua jogabilidade. A ideia de uma mistura de jogo com filme soa como algo bastante interessante, mas todos querem conhecer mais sobre como, nas palavras do ator, “vamos entrar na casa da mente”.

Continua após a publicidade

Outro jogo que não recebeu mais informações foi Starlink: Battle for Atlas. De olho nos colecionadores, nas crianças e, principalmente, no Nintendo Switch, o título mistura bonecos com exploração espacial, transformando em personagens jogáveis as naves e agentes feitos de plástico no mundo real, que devem ser colocados sobre o controle.

Mais uma vez, falamos de um jogo previsto para este ano — o Natal seria a oportunidade perfeita para sua chegada, inclusive —, mas cuja abordagem é estranhamente silenciosa. Muita gente achava, até, que a iniciativa havia sido descartada por seu risco e altos custos, mas Starlink apareceu na lista de confirmações da Ubisoft para a E3, onde deve estar, se espera, em forma jogável.

Continua após a publicidade

Outro jogo não citado na line-up da Ubisoft para a E3 2018, mas que deve dar as caras na feira é The Crew 2. O jogo de corrida de mundo aberto chega às lojas apenas semanas após o fim do evento, no dia 29 de junho, e aqui temos uma bela oportunidade de gerar hype — que anda meio em baixa — sobre o jogo que, mais uma vez, vai nos levar para viajar pelos Estados Unidos, não apenas de carro, mas também com barcos e aviões desta vez.

Também estão confirmados For Honor e Rainbow Six Siege, com a forte presença da Ubisoft no mundo dos e-Sports. Os títulos já saíram há algum tempo e, na conferência, o foco deve ser em novos conteúdos e temporadas de personagens, de forma a entregar cada vez mais conteúdos aos aficionados pelas batalhas medievais ou táticas.

Por fim, a companhia, como costuma fazer, deve abrir sua conferência com uma animada apresentação de Just Dance 2019. Antes da entrada do CEO, o palco deve ficar lotado de animais, dançarinos e cores, com algumas músicas da lista deste ano sendo apresentadas. O jogo é presença carimbada desde sempre, e 2018 não deve ser diferente.

Os sonhos e as possibilidades

Continua após a publicidade

Aqui, entramos no território mais divertido de toda a E3, o das especulações. No vídeo de preparação para a feira, é claro, a Ubisoft prometeu surpresas e confirmou que novos jogos serão anunciados durante sua conferência. Isso, aliado a rumores que vêm sendo publicados nas últimas semanas, está deixando a internet bem animada.

Tomando uma nota da Apple, a companhia, ao longo de seus últimos anos, tem usado o artifício do “One more thing”. A chamada “surpresinha da Ubisoft” aparece sempre no final da conferência como um estouro, configurando um de seus principais anúncios e, também, uma vindoura ideia ambiciosa, que nem sempre está perto de ser lançada, mas representa a maior aposta da companhia para o futuro próximo.

Só para se ter uma ideia, jogos como The Division, Watch Dogs e Rainbow Six Siege deram as caras, pela primeira vez, desta maneira, sempre com trailers impressionantes que mostravam um pouco de seu conceito. A aposta para este ano já tem nome: Splinter Cell.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Ubisoft mostrou que se lembra da franquia ao adicionar Sam Fisher a Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands, junto com uma missão especial baseada na furtividade. O agente aparece mais velho do que na última vez que o vimos e faz até uma brincadeira com a aposentadoria de Solid Snake, o protagonista de Metal Gear Solid, reconhecendo ser o último de sua classe.

Só isso já foi motivo o suficiente para que os fãs pirassem por um novo Splinter Cell. Essa noção se tornou ainda mais forte quando o Walmart americano revelou, sem querer, uma grande lista de jogos rapidamente associada a anúncios da E3, incluindo um novo título de Fisher. Será que a sede dos fãs, finalmente, será saciada?

Na mesma relação vazada, também causou estranheza a presença de Assassin’s Creed, mais tarde confirmada pela própria Ubisoft. Em 2016, a companhia anunciou que daria uma pausa no fluxo de lançamentos anuais da série para trabalhar com mais calma nos novos títulos e entregar as experiências que os fãs merecem. A ideia, então, é que a franquia dos assassinos alterne com Watch Dogs, a cada ano, como os grandes lançamentos da companhia.

Continua após a publicidade

Tivemos Assassin’s Creed Origins em 2017, o que faz com que 2018, então, seja a hora de Watch Dogs 3. Mas o game dos hackers ainda não foi anunciado (outra possibilidade para esta E3, inclusive) e, de acordo com as informações preliminares, Odyssey, o novo game dos assassinos, chega só em 2019. Sendo assim, será que dá para ter esperança sobre a revelação de um novo game dos "piratas de computador" ainda para este ano? Levando em conta a dificuldade da Ubisoft em guardar segredos, não parece provável.

O que sabemos, com certeza, é que pelo menos “um jogo não anunciado, de uma franquia vigente” deve ser revelado na E3 2018. São essas as palavras do recente relatório fiscal da Ubisoft, revelado em abril, que, como todo documento financeiro, também revela algumas perspectivas para o futuro. Novamente, a grande aposta aqui é Splinter Cell, mas este humilde redator adoraria ver os hackers de Watch Dogs retornando para um terceiro título.

Empolgou? Então marque na agenda — a conferência da Ubisoft acontece nesta segunda-feira, dia 11 de junho, a partir das 17h, no horário de Brasília. O evento tem transmissão ao vivo pela internet e, é claro, você também vai acompanhar todas as novidades da feira aqui no Canaltech.