E3 2018 | O que esperar da conferência da Sony

Por Wagner Wakka | 11 de Junho de 2018 às 13h11
TUDO SOBRE

Sony

Nos últimos três anos, a Sony tem adotado uma estratégia curiosa para a E3. A empresa mostra em sua conferência alguns teasers de jogos que podem demorar ainda anos para sair, além de muitos títulos sem sequer data de lançamento. É o que se percebe com Final Fantasy VII: Remake, Shenmue III e, mais recentemente, Death Stranding.

Contudo, na apresentação desta E3, a empresa promete uma abordagem diferente. Para a conferência da Sony, agendada para esta segunda-feira (11), às 22h, a gigante vai focar naquilo que já foi anunciado. Quem confirmou isso foi o próprio CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, no podcast oficial do PlayStation. No programa, ele revelou que a apresentação focará em informações sobre jogos já apresentados.

Assim, vamos aos games que certamente veremos hoje a noite.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

The Last of Us II

Revelado há dois anos na PlayStation Experience 2016, o título ainda é recheado de mistérios. A última vez que tivemos notícias dele foi na Paris Games Week 2017, quando também foi apresentador um teaser trailer. Embora a Sony não tenha deixado muito espaço em suas conferências para mostrar o título nos últimos anos, é bem provável que este seja o carro-chefe da apresentação desta E3.

Além de mais informações sobre a história, a expectativa é de que a Sony mostre se pretende manter o posicionamento em relação à violência. O segundo trailer foi considerado pesado demais por alguns jogadores e levantou um debate acerca da violência nos jogos. Vale ficar de olho para ver se esse backlash vai mudar os rumos da proposta de The Last Of Us: Part II.

Junto com novas imagens, espera-se que a Sony mostre mais da jogabilidade, uma vez que os vídeos mostrados até agora focaram em partes cinemáticas. Por fim, os fãs aguardam a revelação da data de lançamento.

Spider-Man

O novo jogo do cabeça de teia desenvolvido pela Insomniac Games poderia ser o grande destaque da feira. Contudo, a Game Informer ficou por dois dias dentro da desenvolvedora e já apresentou grande parte do que o título tem a oferecer. A publicação detalhou desde como funciona o sistema de batalha (muito parecido e comparado com a série Batman Arkham) até a movimentação por teias pela cidade, passando pelo enredo que envolve Peter Parker e Tia May.

Além disso, a empresa também já revelou que o título chega em 7 de setembro. Logo, com uma proximidade tão grande, é possível que a Sony mostre ainda mais detalhes sobre o Spider-Man novo.

Death Stranding

Esta é a grande e aguardada produção de Hideo Kojima, criador da série Metal Gear desde que terminou seu relacionamento com a Konami. Death Stranding já apareceu em outras E3 no palco da Sony, mas, mesmo assim, ainda é uma incógnita do que ele se trata e como vai funcionar. O que se espera é que Kojima finalmente mostre um pouco da gameplay e explique o enredo do novo título. O que ele tem mostrado até o momento está agradando os fãs do produtos, mas está na hora de mostrar um produto mais palpável.

Por fim, também se espera uma data de lançamento para Death Stranding.

Ghost of Tsushima

Durante a Paris Game Week do ano passado, a Sony apresentou este título como a nova aposta da Sucker Punch, second party da empresa responsável pela série Infamous. No Twitter, a própria desenvolvedora já confirmou que o título estará na E3.

Até o momento, pelos dois vídeos apresentados na Paris Games Week e na PlayStation Experience 2017, o game se passa em um Japão feudal de 1274 durante a invasão mongol à ilha de Tsushima. A trama gira em torno de Jim, um dos últimos samurais do local, a quem é reservada a missão de evitar a invasão dos mongóis. Embora ainda não se tenham imagens de gameplay do título, a Sucker Punch já confirmou que ele será em terceira pessoa (numa perspectiva semelhante a Infamous) e com mundo aberto.

Tudo que se espera, portanto, para além de mais detalhes da trama, é um pouco mais sobre a gameplay do título, além de, claro, uma data de lançamento. Ghost of Tsushima já está em desenvolvimento há três anos. Somando-se a isso o fato de que as novas IPs da Sony terem sido lançadas no início do ano, pode-se esperar o game para o primeiro trimestre de 2019.

Call of Duty Black Ops 4 - Battle Royale

Embora a Activision já tenha anunciado em evento mundial o novo jogo de Call of Duty do ano, ela ainda não mostrou como será de fato o battle royale do título. A expectativa é de que a empresa tenha segurado a revelação de gameplay para apresentação da Sony na E3 2018, como tem acontecido nos últimos anos.

Junto com CoD, outro game da Activision que deve aparecer é Destiny 2. A publicadora apresentou na última terça-feira, dia 5 de junho, a nova expansão do FPS. Chamada Renegados, ela traz novos dois mapas e um novo modo multiplayer, além de uma história totalmente nova. O game deve aparecer somente em um trailer simples no evento.

Horizon Zero Dawn 2

Embora a Sony vá focar no que já foi anunciado, deve apresentar também algumas surpresas. Uma delas pode ser a continuação de Horizon Zero Dawn. A Guerrilla Games divulgou recentemente novas vagas de emprego, o que levantou a suspeita de uma continuação para o jogo.

Além disso, depois do sucesso do título, pelo menos um novo game da desenvolvedora atrelada à Sony pode ser apresentado.  

Outra aparições

Há a expectativa, bem pequena, de que Red Dead Redemption 2 apareça na conferência da Sony. Isso porque a Rockstar tem uma parceria com a Sony e GTA V já ter dado as caras na conferência do PlayStation no evento.

Entretanto, é conhecida a repulsa da desenvolvedora com a E3, o que faz com que novidades sobre Red Dead Redemption 2 sejam meramente uma suposição. Contudo, a expectativa é de vermos mais sobre gameplay e do modo multiplayer do título.

Para além disso, Dreams é outro título exclusivo sobre o qual ainda sabemos muito pouco. A proposta é de se ter uma ferramenta de criatividade e modelamento 3D para criação, mas ainda não ficou claro se a proposta é de um jogo com objetivos a serem realizados. Portanto, esta pode ser uma oportunidade para a Sony revelar mais sobre Dreams, que  está programado para ser lançado ainda este ano.

Como a Square-Enix  tem uma apresentação neste ano, é bem provável que as grandes novidades sobre Final Fantasy VII: Remake, além de outras IPs da publicadora japonesa, sejam mostradas na apresentação exclusiva. Contudo, é possível que o game dê as caras na conferência da Sony, uma vez que isso já aconteceu no passado.

Serviços

Para além dos games, a Sony também pode apresentar novos serviços. Em reunião para acionistas, o CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera, disse que é possível esperar cortes no preço do console. A E3 é uma boa oportunidade para esse tipo de anúncio.

Ainda, ele informou que a indústria deve se voltar mais para serviços do que para jogos, modelo que tem dado um maior retorno financeiro. Kodera disse isso no contexto de debate sobre o próximo PlayStation, o qual deve chegar ao mercado só em 2021. Entretanto, atualmente, a principal fraqueza do PlayStation 4 em relação ao Xbox One são os serviços que a Microsoft oferece como compatibilidade com PCs, retrocompatibilidade com Xbox 360 e plataformas de assinaturas como EA Access e GamePass. Neste cenário, não seria de se espantar que a Sony começasse a pensar em uma forma de ganhar este mercado com serviços semelhantes.

Layden também informou que o PlayStation 5 não vai aparecer nesta conferência. Logo, não teremos nenhuma informação sobre a próxima geração, por enquanto.

Por fim, outro rumor sobre a empresa é que, finalmente, a Sony vai tornar disponível a troca de nome na PlayStation Network. Embora este seja um pedido antigo dos fãs, neste ano a companhia iniciou uma pesquisa com usuários a respeito da mudança de nome de usuário. Até o momento, a empresa não deu feedback sobre a possibilidade.

Anúncios recentes

Antes da sua apresentação, a Sony anunciou na semana passada que divulgaria uma novidade por dia. O primeiro foi um “um novo jogo com suporte ao PlayStation VR” chamado Tetris Effect, uma versão do puzzle clássico compatível com realidade virtual.

O anúncio de quinta (7) foi a data de lançamento de Days Gone, confirmado para 22 de fevereiro do ano que vem. Como a empresa já mostrou muito do que será o título, não deve mostrar mais nada sobre ele.

O terceiro e mais interessante anúncio foi de um “novo game para o PlayStation 4” chamado Twin Mirror. Este é o novo título da Dontnod, criadora de Life Is Strange, com publicação da Bandai Namco. Pode ser que tenhamos novidades na conferência da gigante japonesa.

Vale lembrar, a Sony sobe ao palco da E3 2018 na noite desta segunda-feira (11), às 22h, com transmissão ao vivo via internet. O Canaltech terá cobertura completa da apresentação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.